O que são bactérias?

Continue lendo para conhecer esse ser vivo unicelular!

As bactérias são indivíduos do Reino Monera que podem ser encontradas nos mais diversos lugares. Elas se reproduzem facilmente, por isso, se proliferam rapidamente.

A principal característica das bactérias é que elas não possuem núcleo organizado, ou seja, são procariontes.

Conhecer as bactérias é muito importante para a saúde e economia da população mundial, pois elas são as responsáveis por causar muitas doenças.

Apesar disso, elas também são benéficas e importantes para processos de fermentação de alimentos e bebidas, degradação de matéria orgânica e digestão dos animais.

Características das bactérias

As bactérias são consideradas os organismos mais simples de todos os seres vivos. Elas são unicelulares, procariontes e heterotróficas. Podem viver livremente ou se organizar em agregados celulares chamados de colônias.

célula bacteriana é simples e envolvida por uma membrana não celulósica de mureína, chamada de cápsula, que permite a sobrevivência das bactérias em condições extremas.

Célula das bactérias
Célula bacteriana.

As infecções bacterianas se tornam graves por conta dessa resistência que as células das bactérias possuem, fazendo com que os medicamentos não sejam eficazes para destruí-las.

As bactérias causadoras da pneumonia, chamadas de Pneumococos, são letais quando as células estão encapsuladas.

Reprodução das bactérias

A reprodução das bactérias ocorre tanto assexuadamente quanto sexuadamente. A divisão assexuada se dá por divisão binária ou por esporulação.

Se estiver em condições favoráveis, uma bactéria é capaz de se reproduzir assexuadamente em apenas 20 minutos.

Reprodução das bácterias
Reprodução das bactérias.

A reprodução sexuada das bactérias é bem simples e pode ocorrer por conjugação, a transdução e transformação.

A conjugação ocorre quando existe a passagem de um fragmento de DNA de uma bactéria para outra por um canal de comunicação.

A transdução necessita da participação de um vírus para transportar um fragmento de DNA da bactéria junto com o DNA viral.

Assim, quando o vírus parasitar outra bactéria, fará a transferência do material genético e ocorrerá a reprodução sexuada.

A transformação ocorre de forma natural, quando fragmentos de DNA de uma bactéria entram em outras bactérias e se juntam à cromatina, determinando novas características genéticas àquela população bacteriana.

Importância das bactérias

As bactérias são importantes para:

  • Processos industriais para produção de laticínios e bebidas;
  • Fixação de nitrogênio nas plantas;
  • Decomposição de matéria orgânica morta.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.