O que são raios crepusculares?

Raios crepusculares são raios do sol que parecem emergir de uma posição específica no céu. Esses raios aparecem quando acontecem alguns fenômenos:

Raios crepusculares são raios do sol que parecem emergir de uma posição específica no céu. Esses raios aparecem quando coisas como nuvens pesadas, especialmente nuvens stratocumulus e objetos grandes, obscurecem o sol.

Apesar de parecer convergir em um ponto, a aparente convergência é na verdade uma ilusão. Um exemplo de uma ilusão semelhante é a maneira como um longo corredor ou linha férrea parece se estreitar até que os dois lados se unam à distância.

Outro exemplo é visto quando uma pessoa está observando sulcos paralelos em um campo. À medida que a distância dos sulcos aumenta, eles parecem estar convergindo.

Definição e Significado

Por definição, a palavra crepuscular aponta para algo que se assemelha ou está relacionado às horas crepusculares. É daí que os raios receberam seu nome. A palavra “crepuscular” na verdade deriva da palavra “crepusculum”, que é o latim para o crepúsculo.

Consequentemente, os raios crepusculares tendem a aparecer durante os períodos crepusculares. Isto é, o amanhecer e o crepúsculo. Nesse ponto, eles são facilmente observados porque existe uma grande diferença entre a escuridão e a luz.

Cores

Os raios geralmente assumem uma tonalidade laranja principalmente por causa da hora do dia em que aparecem. Durante as horas do crepúsculo, os raios são forçados a viajar através de muito mais ar em comparação com outras vezes durante o dia.

Estudos mostraram que a quantidade de ar durante as horas do crepúsculo é pelo menos 40 vezes maior do que durante o meio-dia.

Além dos nomes alternativos já mencionados, os raios possuem vários outros nomes dependendo da perspectiva. Outros nomes incluem raios de Buda, quebra de nuvens, iluminação direcional, Dedos de Deus, Olho de Deus, a escada de Jacó e os raios de Jesus.

Dispersão e Percepção

Um dos principais componentes desses raios é a sombra que ocorre entre os raios de luz. Qualquer número de objetos ou coisas como nuvens, janelas, árvores, montanhas e outras coisas formam essas sombras.

Os humanos não seriam capazes de ver esses feixes sem as partículas refletidas pela luz. Um evento semelhante é observado quando alguém observa um raio de luz através de muitas partículas de poeira, o que torna a luz mais perceptível.

Os olhos então percebem essa luz e o cérebro faz o processamento desses dados para criar a ilusão.

Raios anticrepusculares

Também conhecidos como raios anti-solares, os raios anticrepusculares são o oposto dos raios crepusculares. Enquanto os raios crepusculares parecem originar-se de um ponto no céu, os raios anticrepusculares parecem convergir em um ponto distante do sol.

Em outras palavras, eles dão a nítida impressão de que estão divergindo do céu devido a uma ilusão semelhante à dos raios crepusculares. Assim como os raios crepusculares, os raios anticrepusculares também aparecem ao anoitecer ou ao amanhecer.

No entanto, eles também são diferentes em seu brilho. Comparado aos raios crepusculares, os raios anticrepusculares são consideravelmente menos intensos. Embora possa ser difícil ver raios anticrepusculares, às vezes eles podem ser vistos juntos com raios crepusculares.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.