O que significa Miscigenação?

A sociedade brasileira é conhecida em todo o mundo como miscigenada. Mesmo assim, muitos ainda não sabem o que significa miscigenação.

“O Brasil é um país miscigenado”. Bom, provavelmente todos já ouviram esse afirmação em algum momento da vida. Isso porque de fato a população brasileira é miscigenada. Porém, o que significa a palavra miscigenação?

O termo miscigenação é utilizado para designar a mistura de diferentes etnias humanas. Sendo assim, os indivíduos miscigenados tem características de todas as etnias que fizeram parte de sua formação.

Operários -Tarsila do Amaral. O quadro retrata a miscigenação do povo brasileiro

É reconhecido mundialmente que um ser miscigenado é constituído pela união das três principais etnias, os brancos, negros e amarelos (índios inclusos). Portanto, aí entra a sociedade brasileira nesta matemática.

Nossa população foi formada justamente por esses grupos. Os brancos europeus colonizadores, os negros vindos da África, e os indígenas presentes no país. Como uma forma de expandir os habitantes do Brasil, por muitos anos a miscigenação era incentivada.

A ideia de miscigenação, mistura de etnias, é contrária ao pensamento de “raça pura“, que por muitos anos foi pregado no mundo, e ainda é, resultando no século XX no holocausto.

Cultura brasileira

Embora tenhamos focado na questão racial, assim como os traços físicos da mistura entre etnias, ela vai muito além do que só o fenótipo. O resultado da miscigenação é sentido em vários aspectos de uma sociedade. No caso do Brasil, ela está intensamente relacionada a cultura.

Sendo assim, nossa cultura também é “misturada”, refletindo aspectos de várias outros países, e com o nosso próprio. Formando cada vez mais não só uma população miscigenada, como também uma cultura diversificada.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.