Oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior em extensão e apresenta uma grande biodiversidade. Isso acontece, porque ele banha muitos países e vários rios desaguam no oceano.

Os oceanos são componentes principais da superfície da terra, compostos por água salgada. É considerada a existência de cinco oceanos no mundo.

Entre eles está o Oceano Atlântico, o segundo maior oceano em extensão, cobrindo cerca de um quinto da superfície da Terra.

A maioria dos rios do planeta deságuam nele, o que favorece a grande biodiversidade.

Além disso, o oceano Atlântico é um dos oceanos mais importantes. Isso se dá porque ele possui uma localização favorável entre as maiores potências econômicas mundiais, os países da Europa e da América do Norte.

Nome

Seu nome é derivado da mitologia grega, associado com uma Titã chamada Atlas. Além disso, o termo oceano foi empregado pelos povos europeus que designavam todas as águas que circundavam a Europa Ocidental.

Os europeus não sabiam da existência de outros oceanos e pensavam que eram águas de um rio que cercavam toda a terra.

Somado a isso, o responsável pela aparição do “Atlântico” foi o famoso geógrafo Mercator, que colocou seu nome em um mapa do mundo em 1569. Após isso, esse nome foi ganhando espaço gradualmente e sendo utilizado, até substituir os outros nomes.

Localização

O oceano Atlântico está localizado entre a Europa, parte da África e da América. Com isso, o oceano funciona como uma divisão das águas marítimas terrestres.

O oceano Atlântico liga-se ao oceano Ártico, o qual é referido às vezes como parte integrante do oceano Atlântico. Além disso, este oceano é dividido em dois pela linha do equador que o transforma em Atlântico Norte e Atlântico Sul.

Somado a isso, o Atlântico engloba o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o das Caraíbas.

Encontro do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico

O ponto de encontro entre os dois oceanos fica no extremo sul, próximo da Antártica, na região de Cabo Horn. Essa região é extremamente fria, com temperaturas médias de 5°C.

Esse local de encontro é bastante instável, caracterizado por mudanças clima e de ventos fortes.

A fronteira entre os oceanos é delimitada pela Organização Hidrográfica Internacional. Essa divisão é feita de acordo com a temperatura, salinidade e correntes marítimas, sem a existência de características visíveis desse encontro.

Países banhados pelo oceano Atlântico

Apesar do Oceano Atlântico ser o segundo maior em relação a sua extensão, é o oceano que banha a maior quantidade de países, sendo eles:

  • América do Norte: Bermudas, Canadá, Estados Unidos, Groenlândia, México e Saint-Pierre e Miquelon;
  • América Central: Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá;
  • Caribe: Anguilla, Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Colômbia, Cuba, Curaçao, Dominica, Granada, Haiti, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, Montserrat, Porto Rico, República Dominicana, São Bartolomeu, São Martinho, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Martinho, Trinidad e Tobago e Granadinas;
  • América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Malvinas, Suriname, Uruguai e Venezuela.
  • Antártida: Ilha Bouvet;
  • África: África do Sul, Angola, Benim, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Ilhas Canárias, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Marrocos, Mauritânia, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, República do Congo, Saara Ocidental (reivindicado pelo Marrocos), Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa e Togo;
  • Europa: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Guernsey, Gibraltar, Grécia, Ilha de Man, Ilhas Feroé, Irlanda, Islândia, Itália, Jersey, Letônia, Lituânia, Malta, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia e Turquia.

Curiosidades

  • As principais ilhas são: Ilhas Malvinas, Antilhas, Açores, Bermudas, Madeira, Groelândia, Ilhas Canárias, Fernando de Noronha, Terra do Fogo, ilha de Santa Catarina, Ilhas Feroes e ilhas Britânicas;
  • Os principais mares são: Mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar do Caribe, Canal da Mancha e Mar da Irlanda;
  • O oceano possui grande biodiversidade por conta da dos mares que desaguam nele;
  • O oceano é um forte instrumento de navegação e comércio, além de ser fonte de pesca para grandes e pequenos pescadores;
  • As águas do oceano Atlântico cobrem cerca de 20% da superfície terrestre.

Mapa do oceano Atlântico

O oceano Atlântico delimita grande parte do território, cobrindo cerca de um quinto da superfície terrestre. Além disso, como foi visto anteriormente, muitos países são banhados por esse oceano, e dessa forma cobre também grande porcentagem de superfície terrestre.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.