Oganesson – Elemento Químico Oganesson (Og)

O Oganesson, elemento 118, possui o maior número atômico e maior massa atômica de todos os elementos conhecidos.

O oganésson ou oganessônio é o elemento químico superpesado sintético de número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons), de símbolo químico Og. Ocupa o grupo 18 (VIIIA ou 0) da tabela periódica.

Até o momento, apenas quatro átomos do isótopo 294Og foram detectados.

Apesar de não haver informações precisas sobre o elemento, é possível inferir a partir de cálculos teóricos, que embora o oganésson seja um membro do grupo 18, este, não se comporta como tal, contrariando o padrão dos outros elementos do referido grupo.

Antes, era estipulado como um gás sob condições normais de temperatura e pressão, mas agora, em função de seus efeitos quânticos relativísticos, pode-se presumir que atua como um sólido.

História

A descoberta dos elementos 116 e 118 foi anunciada em 1999 por pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory por meio de um artigo Physical Review Letters.

Porém, uma retratação foi publicada um ano depois já que outros pesquisadores foram incapazes de duplicar os resultados.

Um tempo depois, o diretor do laboratório anunciou que a reivindicação original da descoberta dos dois elementos tinham como base os dados produzidos pelo autor principal do relatório, Victor Ninov.

Em 2006, os pesquisadores do Instituto Conjunto para Pesquisa Nuclear da Rússia e do Lawrence Livermore National Laboratory dos EUA haviam detectado indiretamente o elemento 118, que por sua vez foi produzido a partir de colisões de átomos de califórnio e de cálcio.

O experimento consistiu no decaimento de três átomos, não os átomos em si. Assim, teve-se como resultado uma meia-vida de 0,89 ms.

O oganésson decai em livermório a partir do decaimento alfa. Em segundos, o decaimento alfa subsequente segue até atingir o seabórgio-271, mais estável, com uma meia-vida de 2,4 min, que por sua vez levará o decaimento alfa ao rutherfórdio-267, com uma meia-vida de 1,3 h.

Seu nome foi uma homenagem ao físico nuclear russo Yuri Oganessian.

Yuri Oganessian
O nome do elemento é uma homenagem ao físico nuclear Yuri Oganessian.

Propriedades

Por se tratar de um elemento extremamente radioativo e de vida muito curta, sem contar que faltam isótopos de vida longa o suficientes, suas propriedades químicas e físicas não possam ser investigadas na prática.

Todavia, se tem informações a partir de propriedades periódicas esperadas para o elemento. Por exemplo, devido a sua posição na tabela periódica, espera-se que o oganesson seja um gás nobre e a exemplo de seus congêneres, possua uma reatividade química muito baixa devido a sua configuração eletrônica, com 8 elétrons na camada de valência, uma configuração “fechada” e estável.

Porém, é possível que o elemento sofreria com os efeitos quânticos relativísticos que afetam os elementos mais pesados do bloco p, que por sua vez desestabilizariam a configuração de gás nobre do oganesson.

Assim, se presume que o oganesson seja mais reativo do que os demais elementos da família, formando compostos com facilidade seja mais reativo que o fleróvio e o copernício, com uma reatividade semelhante à do chumbo.

Para que serve?

Devido a sua vida muito curta e a insuficiência de isótopos de vida longa, o elemento não possui aplicações.

Isótopos

O isótopo mais estável do oganésson é:

iso AN Meia-vida MD Ed PD
MeV
294Og sintético ~0,89 ms α 11,65±0,06 290Lv

Dados

Nome, símbolo, número: Oganesson, Og, 118
Série química: Gás nobre
Grupo, período, bloco: 18 (8A), 7, p
Densidade, dureza presumivelmente: 13,65 kg/m3,
Número CAS: 54144-19-3

Massa atômica presumivelmente: 293 u
Raio atômico (calculado) presumivelmente: 152 pm
Raio covalente presumivelmente: 230 pm
Configuração eletrônica presumivelmente: [Rn] 5f14 6d10 7s2 7p6
Elétrons (por nível de energia) presumivelmente: 2, 8, 18, 32, 32, 18, 8
Estado(s) de oxidação presumivelmente: 0, +2, +4

Estado da matéria presumivelmente: Sólido
Ponto de ebulição presumivelmente: 350±30 K
Entalpia de fusão presumivelmente: 23,5 kJ/mol
Entalpia de vaporização presumivelmente: 19,4 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.