Ômega 3

Continue lendo para conhecer essa gordura que possui muitos benefícios para nosso corpo!

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada conhecida por ter benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral.

Ele é composto por três ácidos graxos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo nosso organismo e que são conhecidos como ácido alfalinolênico (ALA), ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosa-hexaenóico (DHA).

Esses ácidos graxos ficam acumulados nas membranas plasmáticas e promovem um funcionamento melhor da célula. Eles fazem parte da composição dos neurônios e ajudam a recobrir a retina dos globos oculares.

Benefícios do ômega 3

Os benefícios do ômega 3 podem ser sentidos em todo o corpo, vamos conhecer alguns deles.

Sistema cardiovascular

Os ácidos graxos regulam as atividades das plaquetas, fazendo com que o aparecimento de coágulos no sangue seja minimizado e, consequentemente, o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, o EPA e o DHA reduzem os níveis de triglicérides e evita arritmias cardíacas, pois estabiliza a atividade elétrica do coração.

Colesterol

Os ácidos graxos são capazes de modificar a composição química do sangue, aumentando os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL).

Pressão arterial

A diminuição dos triglicérides e do colesterol ruim faz com que placas de gordura sejam formadas com menor frequência nas paredes das artérias.

Dessa forma, o surgimento de doenças como hipertensão, infarto e derrames podem ser minimizados.

Visão

Os ácidos graxos presentes no ômega 3 participam do recobrimento da retina, ou seja, eles são indispensáveis para que consigamos enxergar.

Cérebro

O uso de ômega 3 melhora o funcionamento das atividades cerebrais, habilidades cognitivas e comunicação de células nervosas do cérebro.

Depressão

A ingestão frequente de ômega 3 mantém a fluidez das membranas celulares das células nervosas e aumenta a síntese de neurotransmissores, melhorando o humor e o bem-estar do indivíduo.

Artrite reumatoide

O ômega 3 pode contribuir para amenizar os sintomas da artrite reumatoide, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar dores do paciente.

Diabetes e obesidade

Já se sabe que o consumo frequente de ômega 3 pode diminuir a concentração de glicose no sangue, fazendo com que o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 diminua. Além disso, ele pode ser um forte aliado no combate à obesidade.

Alimentos ricos em ômega 3

Os peixes de água fria, como sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado, entre outros, são os principais alimentos que contêm ômega 3.

No entanto, o ômega 3 também pode ser encontrado nos óleos de soja e canola, nozes, sementes de chia e linhaça.

A quantidade da ingestão diária de ômega 3 para cada pessoa deve ser indicada pelo médico para não sobrecarregar o corpo e causar complicações de saúde em vez de trazer benefícios.

Alimentos ricos em ômega 3
Alimentos ricos em ômega 3

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.