Onde foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos?

Veja as curiosidades e descubra as primeiras sedes dos Jogos Olímpicos.

Uma das maiores competições esportivas do mundo, as Olimpíadas têm o objetivo de unir todas as nações do planeta e celebrar o esporte de maneira saudável. Barão de Coubertin foi o embaixador das Olimpíadas na Era Moderna, e a frase de autoria dele diz muito sobre a essência da competição: “O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

Mas você sabe onde foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos? Segundo a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C. Logo, a Grécia Antiga foi o palco das primeiras competições, que serviam para homenagear o pai de Hércules, Zeus.

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam do ano de 776 a.C. O termo “Olimpíadas” originou-se a partir do nome da cidade de Olímpia, na Grécia.

Onde foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna?

A sede dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foi Atenas, em abril de 1896. Com 14 países, 24 atletas competiram nas nove modalidades presentes na época.

Depois disso, as Olimpíadas passaram a acontecer a cada quatro anos, com exceção do período em que aconteceu a Primeira (1914–1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

Medalhas

Os Estados Unidos colecionam o maior número de prêmios, com 2.399 medalhas até as Olimpíadas de 2012, em Londres. O Brasil possui, ao todo, 108 medalhas.

Recordes

Michael Phelps, nadador norte-americano, coleciona o maior número de medalhas, 21 no total (18 de ouro; 2 de prata e 2 de bronze).

A mulher com mais medalhas é a Larissa Latynia. A ginasta ucraniana possui 18 medalhas (sendo 9 de ouro; 5 de prata e 4 de bronze).

Onde foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno?

Jogos Olímpicos de Inverno em 1924

Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram em 1924, inicialmente denominados como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”.

Após dois anos, levou o título de Olimpíadas de Inverno. Competidos também a cada quatro anos, os jogos são focados em esportes que envolvem gelo ou neve.

Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

  • 1908 – Neste ano, em Londres, os atletas começam a entrar de maneira organizada na cerimônia de abertura.
  • 1913 – A bandeira Olímpica é criada.
  • 1920 – A bandeira é hasteada pela primeira vez.
  • 1928 – A Chama Olímpica é usada pela primeira vez.
  • 1932 – Enquanto os atletas recebem as medalhas, toca-se o hino de seus países pela primeira vez. Além disso, a primeira mulher brasileira participou do evento, Maria Lenk.
  • 1948 – As provas de natação começam a ser realizadas em piscinas.
  • 1964 – As Olimpíadas passam a ser transmitidas na televisão.

Veja também: 

História ModernaJogos OlímpicosOlimpíadas