Você sabe quais são os 10 idiomas mais falados no mundo?

O mandarim desponta como a língua materna mais praticada no mundo mas, outro idioma aparece na frente quando consideramos uma segunda língua.

A tarefa de definir quais são os idiomas mais falados no mundo não é nada fácil. Mesmo linguistas experientes encontram dificuldades nesse processo. Apesar de eles próprios terem estabelecido critérios de classificação baseado em similaridades, se esbarram em questões como dialetos e idiomas falados em um mesmo país.

Porém, tentamos enumerar quais os 10 idiomas mais falados no mundo. No entanto, fazemos um alerta: a primeira e terceira primeiras posições competem pela diferença entre idioma materno e configuração como segunda língua. Está vendo, como é difícil mensurar quais as línguas mais praticadas?

1. Mandarim

De acordo com o site Ethnologue, cerca de 1 bilhão de pessoas falam o mandarim. O primeiro lugar vai para o idioma por ser oficial da China, dona de um grande contingente populacional. Porém, a língua é praticada em mais 32 países, a maioria na Ásia. Além disso, estudiosos do mundo inteiro tem buscado aprender a língua.

Mas, aqui vai um alerta: por ser tonal e dotada de ideogramas, pode levar um tempo para aprender.

2. Hindi

Mais um idioma falado em um país superpopuloso, a Índia. Por lá, são 23 idiomas oficiais mas, o hindi/urdu ocupa a liderança, especialmente no norte do país e em regiões do Paquistão, além do Nepal. Estima-se que 565 milhões de pessoas, aproximadamente, falem o hindu. Existe cerca de uma centena de línguas similares ao hindi.

O idioma, inclusive, já chegou a ser proposto como substituto do inglês nas escolas indianas mas, a proposta encontrou resistência. Ah, e sabia que usamos, em nosso cotidiano, muitas palavras provenientes do hindu? Por exemplo, bangalow e shampoo!

3. Inglês

Pois bem, se considerarmos o inglês como língua materna, estima-se que cerca de 545 pessoas sejam falantes do idioma em países da América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania. Mas, ao tomarmos como língua estrangeira, o número ganha mais 500 milhões de falantes, aproximadamente. Isso porque o idioma é universal no mundo dos negócios, viagens e relações internacionais.

Tanto que seu ensino é obrigatório nas escolas brasileiras, por exemplo, e não tê-lo em seu currículo pode te fazer perder boas oportunidades profissionais. Ao que tudo indica, o poder exercido pelos Estados Unidos sobre a economia, política e cultura podem fazer com que o inglês torne-se o idioma mais falado do mundo muito em breve.

4. Espanhol

A língua espanhola é falada por cerca de 450 milhões de pessoas distribuídas entre 30 países, contando com a Espanha, América Latina e algumas partes dos Estados Unidos. Porém, sua importância é notável, tanto como língua materna quanto estrangeira, também sendo obrigatória na grade escolar da educação básica brasileira.

5. Árabe

Cerca de 250 milhões de pessoas espalhadas por 60 países têm o árabe como língua materna. Assim como vários idiomas, possui dialetos que, muitas vezes, fazem com que seus nativos nem se entendam. Por exemplo, o padrão moderno, vamos dizer assim, é relacionado ao clássico árabe do Alcorão, o livro sagrado.

Porém, em países como Oman e Marrocos, as formas faladas são bem diferentes. Isso se dá pelo fato de o árabe ser dividido em dialetos distintos.

6. Português

Sim, nossa Língua Portuguesa ocupa a sexta posição com cerca de 218 milhões de falantes. Sua expansão está ligada ao processo de colonização, por isso, é falada em Portugal, no Brasil e em diversos países da África e Ásia. Quer exemplos? Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste.

Ademais, é praticado por habitantes de países com vasta dimensão territorial e contingente populacional, como o próprio Brasil.

7. Bengalês

O bengalês ou bengali é falado por cerca de 200 milhões de pessoas, especialmente, na Índia e em Bangladesh.

8. Russo

Obviamente, um país gigante como a Rússia tinha que estar nesta lista! Estima-se que cerca de 150 milhões de pessoas falem o russo não só no país da Copa mas, também, em mais 15 países da Ásia Central. Com sua gramática peculiar e alfabeto cirílico típico, é uma das seis línguas mais faladas das Nações Unidas.

9. Francês

A língua da charmosa França é falada, além do país europeu, no Canadá, Oeste e Centro da África. Assim como o inglês e espanhol, sua expansão deve-se à colonização mas, também, configura entre os idiomas mais procurados por quem quer aprender uma língua estrangeira.

10. Japonês

Por último mas, nunca menos importante, está o japonês, falado por cerca de 130 milhões de nativos! Com dois sistemas de escrita distintos, hirogana e katakana, tem ainda grupos falantes expressivos no Brasil, Filipinas e Estados Unidos. Apesar disso, é considerado um idioma isolado por sua concentração geográfica.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Rayane Diz

    Comigo aconteceu quando uma senhora me parou na rua pra pedi informações e ela falava mais ou menos Português, e não sei bem a lingua que ela falava Pois nunca tinha ouvido, então tentei explicar para com gesto e algumas palavras pra ela poder entender, por fim ela apertou minha mão e agradeceu .

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.