Qual é o país mais frio do mundo? Conheça o top 10 dos graus negativos!

O título de país mais frio do mundo fica para a Antártida (Antártica), podendo chegar a até 89,2 graus negativos. Além dela, outros países disputam o frio.

Frio e calor são polaridades que dividem, também, as pessoas. Há os que gostam do inverno, para ver um bom filme e tomar um café e têm também os adeptos do verão, para sair e curtir uma praia ou piscina.

No cenário do Brasil, pouco se sabe do que seja o frio. Como traz a letra da música, “moro num país tropical“, o Brasil é um país caloroso e apenas o sul detém da predominância de temperaturas baixas. Entretanto, nem a região mais fria do país alcança a temperatura dos países gelados.

Portanto, vamos ao que interessa, qual seria então o país mais frio do mundo?

O país mais frio do mundo

O prêmio de país mais frio do mundo fica para a área do continente da Antártida, a qual os brasileiros chamam de Antártica. No local, as temperaturas alcançam até 89,2 graus negativos. O nível da temperatura é tão reduzido, que pode até levar ao óbito. As demais características do país são o clima extremamente seco, além da precipitação.

O continente é situado na região do sul e as suas terras contornam o polo sul, sendo que o território da Antártica é superior a Europa e a Oceania unidas.

Praticamente toda composta por gelo (90%), comporta 70% da água doce mundial.

Na sua parte mais espessa, o gelo alcança até 4.776 metros de profundidade. Já pela costa, grande quantidade de gelo cai das geleiras e forma os icebergs.

Os 10 países mais frios do mundo

Além da Antártica, outros países competem pelas temperaturas negativas. Segua a lista do top 10 dos países mais frios do mundo:

  1. Antártida
  2. Estados Unidos da América
  3. Estônia
  4. Finlândia
  5. Rússia
  6. Groenlândia
  7. Canadá
  8. Cazaquistão
  9. Mongólia
  10. Islândia

Leia também: As 10 cidades mais frias do Brasil

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.