Partes do corpo humano – Conheça quais são e suas funções

Composto por múltiplos órgãos e sistemas, o corpo humano se caracteriza pela divisão em três partes - a cabeça, o tronco e os membros superiores e inferiores.

O corpo humano é composto por diferentes órgãos e sistemas, trabalhando juntos para o exercício vital do organismo. No seu conjunto, geralmente o dividimos em três partes:

  1. Cabeça;
  2. Tronco;
  3. Membros.

A cabeça é a parte superior do corpo humano, como se fosse o topo de uma pirâmide, enquanto os membros (superiores e inferiores) são a sua base, interligados por meio do tronco.

O organismo contém várias funções e sistemas, responsáveis cada um por uma função específica, como a captação do oxigênio, o aproveitamento de nutrientes e a locomoção. São os seus principais sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, esquelético, excretor, muscular, nervoso, reprodutor, respiratório e tegumentar.

Portanto, embora cada ser humano seja único e tenha as suas características particulares, sendo o exemplo da voz e o formato ósseo, é igualitária a estrutura básica do corpo e a sua devida organização.

Partes do corpo humano – Cabeça

Cabeça

Em síntese, a cabeça é composta por duas partes, o crânio e a face.

Crânio

Dentro do crânio localiza-se o cérebro, órgão mais relevante do sistema nervoso. Ele é constituído por uma massa encefálica, tendo o seu revestimento e proteção exercido pela caixa craniana, um complexo de ossos.

O órgão é incumbido pelo controle das funções cerebrais, são os casos dos atos conscientes e inconscientes, assim como o processamento e armazenamento de informações ligados a inteligência, a memória, ao raciocínio e as imaginações.

O cérebro é combinado por dois hemisférios (direito e esquerdo), pelo cerebelo e o tronco cerebral. Além disso, ele contém uma parte cinzenta denominada córtex cerebral, no qual localizam-se os neurônios.

Face

A face é constituída pelos olhos, o nariz, a boca e as orelhas. Os órgãos responsáveis por quatro dos cinco sentidos do organismo, visão, olfato, paladar e audição, respectivamente, são quem enviam as informações para diferentes partes do cérebro que os controlam.

Partes do corpo humano – Tronco

TóraxNo tronco, elo de ligação entre a cabeça e os membros, estão o pescoço, a nuca, o tórax, o abdômen, o quadril e os glúteos.

Uma grande parte dos órgãos cabíveis pelo funcionamento do corpo humano estão nessa parte.

Nela há a responsabilidade pelo movimento e sustentação da cabeça, por meio da atuação do pescoço e da nuca; a proteção e movimentação da coluna vertebral, diante do abdômen; o equilíbrio do corpo e cuidado com o sistema reprodutor, diante do quadril; tanto como o coração e os pulmões, responsáveis por bombear e oxigenar o sangue.

Partes do corpo humano – Membros

Membros do corpo

Na base do corpo humano, os membros elencados em superiores e inferiores, são os grandes responsáveis pela mobilidade e sustentação, desempenhando sua função na movimentação, equilíbrio e suporte do organismo.

Membros superiores

  • Ombros
  • Braços
  • Cotovelos
  • Antebraços
  • Pulsos
  • Mãos

Membros inferiores

  • Quadril
  • Coxas
  • Joelhos
  • Pernas
  • Tornozelos
  • Pés

Talvez você se interesse por isso:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.