Perdi o emprego. O que devo fazer para voltar ao mercado?

Listamos alguns motivos mais comuns e vamos pensar como você pode dar a volta por cima.

Se você perdeu o emprego por algum motivo e agora está precisando voltar ao mercado de trabalho, a primeira coisa a se fazer é pensar os motivos que o fizeram ser colocado para fora, ou o que aconteceu para que você chegasse ao ponto de perder seu emprego.

Vamos para alguns motivos mais comuns e vamos pensar como você pode dar a volta por cima.

Problemas na Empresa

Se for problema financeiro ou qualquer outro motivo interno, o melhor a fazer é conversar com seus antigos patrões ou gerentes para que possam indicar o seu trabalho para conhecidos da área, você pode visitar empresas e se candidatar para entrevistas, colocando a disposição o contato destas pessoas para que elas falem sobre como você trabalha e se vale a pena contratar o seu serviço.

Problemas no Setor

Se o problema for em todo o país, algo relacionado ao setor, como uma crise, o melhor a fazer é pensar se vale a pena ficar no setor ou é melhor buscar oportunidades em outros.

Vamos a um exemplo, se você é mecânico automotivo e o setor está passando por dificuldades e você sabe que o setor de mecânico de caminhões está quente e existe procura por empregados, procure se aperfeiçoar e buscar por uma nova oportunidade dentro de outro setor.

Problemas Pessoais

Se o problema foi com você, então pense no que fez e no que pode fazer para voltar ao mercado de trabalho, procurar novas oportunidades e novos mercados podem fazer com que você dê a volta por cima e se saia bem mesmo que seja algo totalmente diferente, procure fazer o que goste e não aquilo que dê mais dinheiro.

O dinheiro vem como consequência do seu trabalho, aproveite para aprender todo dia, se esforce para isso. Estar atualizado e buscar fazer o seu serviço da melhor maneira, irá colocar você no topo da lista dos colaboradores procurados pelas empresas.