Perguntas e Respostas: Aquecimento Global (Questões)

O Escola Educação preparou 10 perguntas sobre o Aquecimento Global, sendo ideal para utilizar na sala de aula com os alunos.

1. O QUE É O AQUECIMENTO GLOBAL?

O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.

2. E O EFEITO ESTUFA? EXPLIQUE O QUE É, COMO OCORRE E SE É UMA CAUSA NATURAL.

O efeito estufa é um processo importante para a existência da vida na Terra na forma em que a conhecemos. Ele é um processo natural onde a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes. Nessa interação, os chamados gases de efeito estufa absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, ou, melhor dizendo, calor. Somente parte desse calor (radiação infravermelha) consegue sair da atmosfera e voltar para o espaço – e é assim que a Terra consegue manter sua temperatura.

3. PORQUE O HOMEM TEM AGRAVADO O EFEITO ESTUFA?

Com a Revolução Industrial, petróleo e carvão tornaram-se fonte de geração de energia para a expansão das atividades econômicas, o que levou à maior emissão de gases de efeito estufa. Graças ao efeito estufa, a temperatura média da superfície terrestre mantém-se em cerca de 15°C. Porém, quando os gases de efeito estufa se encontram em excesso na atmosfera, mas calor é aprisionado.

4. QUAIS SÃO OS GASES DO EFEITO ESTUFA?

Os principais são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O)

5. QUAL A META DE REDUÇÃO DE AQUECIMENTO PARA OS PROXIMOS ANOS?

Depois da assinatura do Acordo de Paris, em 2015, tratado internacional para combater o aquecimento global com a adesão de 195 nações, o objetivo é limitar o aumento da temperatura média a 1,5ºC até 2100, em relação à época pré-industrial, e evitar a todo custo que ultrapasse 2ºC

6. CITE ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Aumento da temperatura no planeta, aumento da temperatura dos oceanos, extinção de espécies, aumento do nível dos mares, ondas de calor, etc.

7. O QUE É O IPCC E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O AQUECIMENTO DO PLANETA?

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é uma organização científica fundada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela tem como principal função emitir relatórios sobre fluxos de carbono relacionados a ecossistemas terrestres e com isso é possível ter uma ideia de como anda essas emissões.

8. COMO CADA PESSOA PODE COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL?

Individualmente falando, cada pessoal pode praticar atitudes que podem contribuir para uma mudança. Atitudes que tenham relação com a redução e a reutilização de todo material pode influenciar na redução do aquecimento global.

9. QUAL A RELAÇÃO DIRETA DO AQUECIMENTO GLOBAL COM O CARBONO?

O dióxido de carbono – CO2 – é o principal entre todos os tipos de gás de efeito estufa em comparação com os outros gases, como o metano ou o óxido nitroso,
o CO2 absorve menos calor por molécula. Todavia, além de bem mais abundante, o CO2 permanece por períodos de tempo muito superiores na atmosfera. Ele também absorve comprimentos de onda de energia térmica que não são absorvidos pelo vapor d’água, intensificando o efeito estufa de uma forma única. Assim, do desequilíbrio energético total provocado por todos os gases de efeito estufa emitidos pelas atividades humanas, estima-se que o CO2 responda por quase dois terços.

10. COMO O DESMATAMENTO PODE INFLUENCIAR O AQUECIMENTO GLOBAL?

O motivo é que as florestas armazenam carbono nas plantas e solos. Geralmente esse desmatamento está acompanhado de queimadas, o que libera uma quantidade muito grande de dióxido de carbono. As estimativas são que as florestas são responsáveis por 11% das emissões totais anuais de gases, esse numero é um valor extremante alto para apenas uma causa. Há também a redução do sequestro de carbono.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.