Perguntas e Respostas: Meio Ambiente (Questões)

Confira 10 perguntas e respostas sobre o meio ambiente.

1. QUAL A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE PARA A VIDA?

O meio ambiente é a casa da vida. Sem um meio ambiente sadio não é possível manter a saúde do planeta. É nele que encontramos os recursos naturais necessários para a sobrevivência dos seres vivos, como água, alimentos e as matérias-primas. Sem esses recursos não temos vida.

2. O QUE É ECOLOGIA?

Área da Biologia que estuda as interações entre os seres vivos e destes com o ambiente. É A Ciência das relações do organismo com o meio ambiente.

3. QUAIS OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS?

Célula – tecido – órgão – sistema – organismo – população – comunidade – ecossistema – biosfera (Ecologia).

4. O QUE É UMA POPULAÇÃO?

É o conjunto de Indivíduos da mesma espécie que vivem numa mesma área, num certo tempo. Devem ser intercruzáveis e tem que ter a capacidade de deixarem descendentes férteis.

5. O QUE É UM ECOSSISTEMA?

É Formado pela interação entre comunidade biológica (seres vivos) e fatores ambientais, como água, luz, calor, umidade…

6. O QUE É UM HABITAT? E UM NICHO ECOLOGICO?

Local em que determinada espécie vive no ecossistema. Papel biológico da espécie no ecossistema. É o conjunto de informações sobre determinada espécie.

7. OS ECOSSISTEMAS ESTÃO SENDO CASTIGADOS PELO HOMEM?

Sim, cada vez mais os ecossistemas sofrem nas mãos dos homens. Há um extrativismo exacerbado e sem controle e isso faz com que os ecossistemas sejam degradados.

8. O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?

Gestão ambiental é o controle apropriado do meio ambiente físico, para propiciar o seu uso com o mínimo de abuso, de modo a manter as comunidades biológicas, para o benefício continuado do ser humano.

9. CITE PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL.

Consumir menos água, consumir menos energia, reduzir desperdícios, utilizar menos matérias-primas e gerar menos sobras e resíduos.

10. DEFINA CADEIA ALIMENTAR

Cadeia alimentar é uma sequência linear de organismos onde nutrientes e energia são transferidos de um organismo para outro. Ela basicamente explica qual organismo se alimenta de outro organismo no meio ambiente. Há um fluxo de nutrientes e energia de um organismo para outro em diferentes níveis tróficos e isso forma uma cadeia alimentar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.