Pinocitose

A pinocitose é o transporte de substâncias líquidas com gasto de energia.

A pinocitose é um transporte muito seletivo que ocorre com gasto de energia. Ela é um tipo de endocitose que transporta substâncias solúveis que têm alguma resistência para atravessar a membrana plasmática da célula.

Apesar da pinocitose englobar uma partícula, ela é diferente da fagocitose. Na fagocitose são englobadas partículas sólidas através da formação de pseudópodes, e na pinocitose são englobadas substâncias líquidas pela invaginação das membranas.

A pinocitose é um processo muito importante para os seres vivos, pois é por ela que os lipídios e outras substâncias em excesso são eliminados do organismo.

Como ocorre a pinocitose?

A pinocitose começa com a invaginação da membrana plasmática formando uma vesícula que engloba a substância líquida que será transportada, essa vesícula recebe o nome de pinossomo.

O pinossomo é puxado pelo citoesqueleto para dentro do citoplasma da célula e, assim, transporta as substâncias que foram englobadas e serão metabolizadas. Depois de estarem dentro das células, os pinossomos se unem aos lisossomos para que ocorra a digestão intracelular.

Processo de pinocitose
Processo de pinocitose

Tipos de pinocitose

A pinocitose pode ocorrer de duas formas: a pinocitose seletiva e a pinocitose não seletiva.

Pinocitose seletiva

Na pinocitose seletiva existem receptores específicos que reconhecem e se ligam às substâncias que serão englobadas. Só depois da adesão das substâncias aos receptores é que a invaginação das membranas ocorre para formar a vesícula.

Esse é um processo vantajoso, pois engloba somente substâncias determinadas e necessárias, sem que ocorra entrada de água em excesso na célula, o que evita gasto de energia desnecessário.

Pinocitose não seletiva

Na pinocitose não seletiva as substâncias são englobadas e formam vesículas sem que haja o reconhecimento delas por receptores de membrana.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.