Conheça as características do piolho de cobra, animal que pode ter até 750 patas

Com duas patas em cada segmento do corpo, o piolho de cobra pode apresentar até 750 patas. Conheça as características e saiba se esse inseto é venenoso.

O piolho de cobra é um inseto pertencente à classe dos diplópodes, ou seja, possuem um par de patas em cada segmento do corpo. Algumas espécies desse animal podem chegar a apresentar 750 patas. Na mesma família do piolho de cobra é possível encontrar também a centopeia.

Os piolhos de cobra podem viver em cima de folhas, troncos ou pedras, no entanto, também é possível ver alguns deles dentro das casas. Esse animal gosta de umidade no local que escolhe para viver.

Piolho de cobra é venenoso?

O piolho de cobra não possui estruturas, garras ou ferrões para injetar qualquer tipo de veneno, dessa forma ele não é venenoso. Se alimenta somente da matéria orgânica já morta, ou seja, não necessita capturar nenhuma espécie de animal para sobreviver.

Esse inseto não pica, não arranha e não morde. Como mecanismo de defesa ele se finge de morto ao se enrolar em torno do próprio corpo e libera um odor forte quando se sente ameaçado.

Sendo assim, eles são inofensivos e não são perigosos. No entanto, quando os seres humanos decidem esmagar ou pisar no piolho de cobra, ele pode liberar uma substância que deixa a pele arroxeada, o que pode gerar pequenas irritações.

Reprodução do piolho de cobra

Existe o piolho de cobra macho e o piolho de cobra fêmea. A fêmea possui uma abertura genital no segundo par de pernas, e o macho apresenta uma pata modificada no sétimo segmento do seu corpo.

Nesse segmento é possível fazer a transferência de uma cápsula proteica contendo espermatozoides para a fêmea. Quando isso ocorre, a fêmea é fecundada. Desse modo, pode-se dizer que o piolho de cobra tem reprodução sexuada, com fecundação interna e desenvolvimento direto.

Fotos de piolho de cobra

A seguir você encontra uma seleção de imagens de piolho de cobra:

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.