Planalto da Borborema

O importante planalto nordestino tem suas serras, vales e lindas paisagens que embelezam o Brasil. Conheça as principais características do Planalto da Borborema.

O Planalto da Borborema está localizado em uma região serrana no interior do nordeste. O local também é conhecido como Serra da Borborema, Planalto Nordestino, ou ainda, Chapada Pernambucana, por estar situada em parte da antiga Capitania de Pernambuco.

A origem dessa região ainda é muito discutida, propondo diferentes teorias. Alguns estudos afirmam que os efeitos do clima e as intempéries de milhões de anos são os responsáveis por moldar o relevo e dar origem ao Planalto da Borborema.

Mapa do Planalto da Borborema
Mapa do Planalto da Borborema

Outros estudos dizem ser decorrente de processos geológicos que ocorreram no período Cretáceo, entre 123 e 65 milhões de anos atrás, quando ocorreu a separação da América do Sul e da África, surgindo o oceano atlântico e provocando um estiramento da crosta terrestre.

O ocorrido teria afinado região, o que possibilitou a aparição de elevações em certos pontos, como o Planalto da Borborema.

Extensão e principais cidades

Planalto da BorboremaComposto principalmente por serras, o planalto abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com uma extensão de aproximadamente 400 km em linha reta de norte a sul.

Sua altitude média é de 200 metros, mas tem pontos de mais de 1.000 metros, como o Pico do Jabre, que é seu ponto mais elevado, localizado na Paraíba, com 1.197 metros de altura, e os Picos da Boa Vista e do Papagaio, com, respectivamente, 1.197 e 1.175 metros de altitude, na Paraíba.

As cidades mais importantes localizadas no planalto são: Campina Grande e Itabaiana (Paraíba), Caruaru e Garanhuns ( Pernambuco), Arapiraca e Palmeira dos Índios (Alagoas) e Santa Cruz (Rio Grande do Norte).

Relevo, vegetação e principais rios

Por ser uma região extensa, possui variações no seu relevo, de forma que, o termo Serra da Borborema é utilizado para indicar as variações entre os terrenos montanhosos e seus vales, formados por rochas antigas do Escudo Brasileiro, de característica

A vegetação se mostra bastante diversa, até pelo fato de ser uma área de transição entre a Mata Atlântica e a Caatinga, com a presença de vegetação rasteira até árvores de médio e pequeno porte, características desses dois tipos de vegetação.

A fertilidade também é variada, sendo em sua maioria alta e média.

Os principais rios do Planalto da Borborema são os rios Paraíba, Capibaribe e Ipojuca, no setor leste, que desaguam no oceano, e o rio Piranhas-Açu, ao norte. No setor sul e oeste, os rios de destaque são o Mundaú, que deságua na lagoa Mundaú e o Ipanema, desaguando no Rio São Francisco.

Curiosidades sobre Planalto da Borborema

O Planalto da Borborema tem um clima semiárido (seco e quente) e uma curiosidade é o nome Borborema, que deriva de “por-poy-eyma” da língua tupi, que significa seca, sem moradores, terra.

O planalto é um dos fatores que culmina na seca do Nordeste, pois funciona como uma barreira natural que impede a passagem de massas úmidas vindas do Oceano Atlântico.

Relevo do Planalto da Borborema
Relevo do Planalto da Borborema

Assim, as nuvens carregadas não conseguem passar pelo Planalto, descarregando antes de transpassar a barreira e sobrando apenas as massas de ar seco.

Cultura e turismo no Planalto da Borborema

A região tem se tornado forte atração turística, chamando atenção para suas comidas típicas, feiras e o artesanato.

Outra forte questão turística se desenvolve com o ecoturismo em parques da região, sendo responsável pelo patrimônio local, natural e cultural, e, também, incentivando a consciência e conservação do meio ambiente.

Conteúdo relacionado: Quais são os planaltos brasileiros? Localização e principais características

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.