O que é Planalto e suas principais características e formação

Conheça uma das formas de relevo mais recorrentes nas paisagens brasileiras.

A formação física da superfície terrestre é composta, principalmente, por quatro tipos de relevos, montanha, planície, depressão e planalto. Este último, também conhecido como platô, é uma das formas mais presentes no território brasileiro.

O que é planalto?

Em síntese, um planalto é definido como uma região plana e com altitudes elevadas em relação ao nível do mar. Apesar de elevadas, essas altitudes são consideradas medianas, estando entre as montanhas e planícies.

PUBLICIDADE

Sua formação geológica é considerada antiga, com predominância principalmente de processo de deposição. Assim, o processo de sedimentação pode acontecer, mas em menor quantidade.

Por conta da antiguidade da formação, os planaltos foram submetidos com maior intensidade aos agentes exógenos, como a água e o vento. Comumente os solos são acidentados, um fator que fez com que essas áreas demorassem mais a serem ocupadas, se comparadas às planícies.

O maior planalto do mundo está localizado na China. O Planalto do Tibet fica a 4500 metros de altitude e fica no sudoeste chinês.

Características do planalto

Além das altitudes, já mencionadas, os planaltos podem ser classificados quanto à formação geológica, ou seja, os tipos de rochas que os compõem. Nesse sentido, a classificação distingue três tipos.

Planalto Basáltico: é constituído principalmente pelas rochas ígneas provenientes de atividade vulcânica. Portanto, são aquelas formadas depois de erupções, pela solidificação do magma na superfície terrestre. É um tipo de solo altamente produtivo, composto majoritariamente pelo basalto.

Planalto Basáltico

Planalto Cristalino: a composição principal é de rochas metamórficas (transformação das rochas sedimentares ou magmáticas) ou ainda de rochas intrusivas, que são aquelas formadas abaixo da superfície terrestre. Dessa forma, pode-se dizer que sua constituição é feita pelo desgaste de agentes externos. As rochas cristalinas são muito recorrentes em sua composição, daí o nome.

Planalto Cristalino

Planalto Sedimentar: a formação desse tipo de planalto está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas. De acordo com o nome, são formados por rochas sedimentares, resultantes dos agentes de transformação interna, ou endógenos.

Planalto Sedimentar

Em relação ao relevo, as formas mais encontradas são o relevo tabular (ou tabuliforme) e as chapadas. Mas também podemos encontrar serras, morros e escarpas

Planaltos do Brasil

De acordo com as informações presentes no decorrer das seções anteriores, o Planalto aparece com frequência nas paisagens brasileiras. Estima-se que eles ocupem aproximadamente 5 milhões km² da área total do país.

Veja quais são os mais conhecidos.

  • Planalto Central
  • Planalto das Guianas
  • Planalto Dissecado de Sudeste
  • Planalto do Maranhão-Piauí
  • Planalto Meridional
  • Planalto Nordestino

O planalto central é um dos mais conhecidos, isso porque a capital do país, Brasília, está localizada nele. Como o próprio nome diz, ele está na região central do país, entendendo-se por todos os estados do centro-oeste, tocantins e Minas Gerais.

As altitudes da região variam entre 300 e 1650 metros, sendo que a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o ponto mais alto do planalto central.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.