Plano de aula – Animais domésticos e silvestres – 2º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula para que os alunos entendam as diferenças entre os animais domésticos e os silvestres.

Você sabe a diferença entre animais silvestres e domésticos? Não? Então essa aula é para você!

Os animais silvestres são aqueles que nascem em florestas, num ecossistema natural, como o mico-leão, o lobo-guará, o papagaio e a capivara, por exemplo.

Os animais domésticos são aqueles animais que estão habituados à presença do homem, que vivem bem fora de seu habitat natural. Os gatos, cachorros, cavalos e vacas são animais considerados domésticos.

Nessa aula, os alunos entenderão a diferença entre os animais domésticos e silvestres. Você pode salvar esse plano de aula sobre animais domésticos e silvestres em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Animais domésticos e silvestres

TEMA: Animais domésticos e silvestres

TEMPO SUGERIDO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Compreender as diferenças entre animais domésticos e silvestres.
  • Caracterizar algumas espécies de animais domésticos e silvestres.
  • Entender a importância de manter cada animal em seu habitat natural.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro e giz e/ou pincel.
  • Computador e projetor de vídeo.
  • Imagens ou vídeos de animais nos seus habitats.
  • Papéis com características de animais silvestres e domésticos.

DESENVOLVIMENTO:

Comece a aula perguntando aos alunos se eles possuem bichos de estimação. Anote no quadro os bichos que eles têm em casa.

Pergunte aos alunos se os bichos que eles têm em casa poderiam ser encontrados também em uma floresta.

Mostre o tema da aula e explique a eles o que é um animal doméstico e o que é um animal silvestre.

Sugerimos exibir o trailer do filme Amazônia para os alunos. Se não for possível passar o trailer na escola, conte a história do filme a eles.

Trailer do filme Amazônia

Discuta com seus alunos qual a diferença entre os animais que eles possuem em casa e os que estão na floresta. Conversem sobre o modo de vida e sobrevivência de cada um deles. Mostre a eles imagens de animais em seus habitats.

A segunda parte da aula será um jogo. Separe várias características de animais domésticos e silvestres e divida a turma em dois grupos.

Tirem par ou ímpar pra ver qual grupo começa respondendo. O/A professor(a) irá falar uma característica e os alunos deverão adivinhar se é de um animal silvestre ou doméstico. O grupo que fizer mais pontos ao final do jogo é o vencedor.

Sugestões de características:

  • Sou um animal que recebe a comida todos os dias no meu potinho.
  • Sou um animal que sobe em árvores.
  • Sou um animal que foge de predadores.
  • Sou um animal que passeia usando uma guia.
  • Sou um animal que vive num lugar onde há proteção para que eu não caia.
  • Sou um animal que precisa caçar o almoço e o jantar.
  • Sou um animal que divide o habitat com humanos.
  • Sou um animal que divide o habitat com outros animais.
  • Sou um animal que ama carinho humano.
  • Sou um animal que prefiro não ser tocado por humanos.
  • Sou um animal que, provavelmente, não consegue viver sozinho.
  • Sou um animal que foge de predadores.

AVALIAÇÃO:

Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de identificar as diferenças entre animais domésticos e silvestres.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.