Plano de aula – Brinquedos e brincadeiras de outros lugares – 1º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares que produzimos para a sua turma do 1° ano do ensino fundamental!

Brincar é uma ação de máxima importância na infância. Mesmo que pareça somente diversão, é o momento em que a criança se desenvolve.

É quando ela estabelece relações sociais, experimenta o mundo, organiza suas emoções, cria autonomia, ideias e coordenação motora.

De acordo com o Artigo n° 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o brincar é um direito da criança. É importante ter em mente que essa ação vai além da diversão.

Os incentivos promovidos pelo ato de brincar, contribuirão para a formação da criança. Por isso, os pais e a escola devem atuar como estimuladores desse desenvolvimento global.

Alguns pesquisadores do assunto afirmam que elas já nascem sabendo brincar, outros dizem que as crianças aprendem a brincar.

Entendemos que exista um impulso natural do ser humano para o ato de brincar, mas também concordamos que ele seja desenvolvido ao longo da vivência da criança, pois existem diversas brincadeiras nas diferentes culturas.

Compreendendo a importância do brincar enquanto um ato educativo, a equipe do Escola Educação produziu um plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares, direcionado para turmas do 1° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Brinquedos e brincadeiras de outros lugares – 1° ano do ensino fundamental

TEMA: Brinquedos e brincadeiras de outros lugares

ANO: 1° ano do ensino fundamental

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância do brincar;
  • Reconhecer as brincadeiras;
  • Salientar que brincando também se aprende;
  • Suscitar o interesse dos estudantes por brincadeiras de outros lugares;
  • Desenvolver a coordenação motora, memória e atenção;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro escolar
  • Giz ou pincel para quadro
  • Vídeo
  • Folha branca
  • Lápis de cor
  • Para reproduzir o vídeo: computador, TV ou projetor de vídeo

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

A primeira aula iniciará com algumas perguntas feitas aos estudantes:

  • Quem gosta de brincar?
  • Qual a brincadeira que vocês mais gostam?
  • Qual os brinquedos que vocês mais gostam?
  • O que vocês acham que seja brincar?

Caso ninguém se manifeste para responder a última pergunta, diga que quando você fez a primeira pergunta, todos abriram um grande sorriso no rosto e se mostraram animados.

Então diga que brincar é se divertir, é ficar alegre e fazer amigos!

Feito isso, mostre o vídeo do Mundo Bita – Eu quero ver você me pegar, disponível no YouTube.

Após a reprodução do vídeo, direcione os estudantes para o pátio ou quadra da escola para brincarem de pega-pega.

Nesse momento, é importante você pontuar algumas regras, como:

  • Não pode empurrar o colega!
  • Não pode pegar forte no colega!
  • Todos podem beber água e ir ao banheiro, desde que solicitem.
  • A brincadeira vai durar 20 minutos, quando o tempo acabar todos voltaremos para a sala.

Alerte para o fato de que caso algum aluno descumpra as regras, levará alguma punição (à sua escolha).

Estipular regras na hora de brincar é de extrema importância, pois são nesses momentos que os estudantes veem e entendem que o ato de brincar deve envolver o bem-estar de todos.

Então, se um estudante descumprir a regra, agredindo outro (empurrando, segurando com força), a brincadeira deixa de ser divertida para todos.

As regras nas brincadeiras contribuem para a socialização.

Aula 2

A segunda aula se concentrará em mostrar as brincadeiras de outros lugares.

Inicie explicando que cada local tem uma brincadeira diferente. Relembre que na aula passada eles se divertiram muito com uma brincadeira que é comum no Brasil.

Diga que cada estado e país possui brincadeiras específicas, que só são praticadas em seus locais.

Em seguida, reproduza o vídeo disponível no YouTube pelo canal ABC do Jogo, intitulado: Amarelinha Africana Teca Teca original e variações.

Após a reprodução do vídeo, utilize um mapa-múndi e mostre onde está o Brasil e onde se localiza o continente africano.

Diga que tem crianças e adultos que se divertem bastante com essa brincadeira que vocês acabaram de aprender.

Desenhe a amarelinha africana em algum local externo da escola e oriente os estudantes na brincadeira.

Ensine-os até o momento em que você ver que ela se tornou muito complexa para eles.

A importância dessa brincadeira se concentra na habilidade motora e concentração da pessoa que está brincando, por isso, há a viabilidade de praticá-la desde cedo.

Aula 3

A terceira aula será direcionada para a fabricação de brinquedos. Segue alguns exemplos de brinquedos manuais que separamos para você:

Plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Amarelinha
Plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Jogo das cores
Plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Jogo da memória
Plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Jogo da velha
Plano de aula sobre brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Telefone sem fio

Divirtam-se!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.