Plano de Aula de Artes – Desenho com emoção

Através do plano de aula de artes, os alunos terão a oportunidade de explorar como certas cores e estilos de escrita refletem as emoções.

TEMA: Desenhando com a emoção

ANO: 3º ao 5º ano

OBJETIVOS:

Por meio desse plano de aula sobre artes, os alunos serão capazes de:

  • Utilizar as cores nos desenhos para definir uma emoção.
  • Nomear as diversas emoções que sentem e conseguir relacionar uma cor para cada uma delas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Papel A4
  • Lápis de cor ou giz de cera

INTRODUÇÃO:

Para iniciar, peça que a turma identifique todas as emoções que se lembrem e as cores que podem ser relacionadas a elas. Informe que as emoções podem ser caracterizadas em um desenho através das cores. Discuta também, que o exemplo está nos meios de comunicação atuais, como a internet. Por exemplo, a raiva pode ser representadas em letras maiúsculas.

Explique aos alunos que eles devem escolher quatro dos sentimentos que você irá escrever no quadro e que ele deve mostrar seu significado através do jeito da escrita e usando uma cor, por exemplo: Escreva amor no quadro com uma caligrafia bonita e usando a cor vermelha, preguiça com uma caligrafia pequena e usando a cor amarela.

Peça que use uma régua para dividir a folha em quatro espaços, mas deixe que eles decidam qual o tamanho de cada espaço para cada sentimento.

Quando os alunos terminarem, encoraje-os a compartilhar seus desenhos com a classe.

DESENVOLVIMENTO:

Alguns dos alunos podem demorar um pouco para começar a tarefa ou precisam de várias folhas porque estão “perdidos”. Diga que eles podem começar novamente e quantas vezes forem necessárias enquanto descobrem como serão as emoções.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.