Plano de aula de História – Doutrina Monroe – 8º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre a Doutrina Monroe que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!

A Doutrina Monroe foi um conjunto de regras anunciado em 1823 pelo então presidente dos Estados Unidos (EUA), James Monroe.

O objetivo era impedir que os países europeus interviessem em qualquer questão interna às nações americanas.

A Doutrina Monroe foi proferida através de um discurso que evidenciou o seguinte princípio: América para os americanos.

Tal discurso colocou os EUA em uma posição de líder dos demais países da América e definiu as ações do país norte-americano diante das antigas metrópoles coloniais.

Veja o plano de aula sobre a Doutrina Monroe que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!

Plano de aula – Doutrina Monroe

TEMA: Doutrina Monroe

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Entender o que foi a Doutrina Monroe;
  • Compreender os motivos que fizeram os estadunidenses criarem a Doutrina Monroe;
  • Entender o papel dos Estados Unidos no combate à recolonização da América;
  • Compreender os impactos da Doutrina Monroe no continente americano e no restante do mundo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagem;
  • Para reproduzir a imagem: TV, computador, notebook, projetor de vídeo;
  • Lápis de escrever;
  • Folha branca.

DESENVOLVIMENTO:

Inicie a aula reproduzindo a seguinte imagem:

Doutrina Monroe
Doutrina Monroe

Analise-a junto à turma fazendo as seguintes perguntas:

  • Qual é o nome do objeto que o senhor está colorindo?
  • Quais são as cores que ele está utilizando para colorir o globo? Elas representam o quê?
  • Qual é a região do globo que está praticamente coberta pela bandeira dos Estados Unidos?
  • O senhor que está colorindo o globo, parece querer pintar somente as regiões já coloridas ou toda a esfera?
  • Quais são as regiões que faltam ser pintadas?
  • Analisando o senhor da imagem, vocês diriam que ele está representando qual país? Por quê?
  • O que essa imagem está querendo dizer?

Em seguida, apresente o tema da aula: Doutrina Monroe. Diga quem foi o seu criador e quais eram seus principais objetivos:

  • Não permitir a existência de novas colônias no continente americano;
  • Não permitir a intromissão de nenhum país europeu nos assuntos internos dos países americanos;
  • Os EUA não deveriam interferir nas questões específicas das nações europeias.

Destaque as causas que levaram os estadunidenses a criar tal conjunto de regras. Resgate o período da história marcado pela colonização da América pelos países europeus.

Pergunte: Por que os Estados Unidos queriam impedir que as nações europeias se envolvessem nos assuntos internos dos países americanos?

Saliente que o principal objetivo dos norte-americanos com criação da Doutrina era garantir seu enriquecimento e sua influência nas nações americanas.

A ajuda estadunidense prestada aos países da América vinha acompanhada de ações que beneficiavam a economia dos Estados Unidos. Nesse momento, cite o caso de Cuba e da Colômbia.

Em seguida diga que, ao mesmo tempo em que a Doutrina Monroe garantiu o desenvolvimento econômico dos norte-americanos, ela também garantiu que nenhuma nação americana fosse colonizada novamente pelos países europeus.

ATIVIDADE:

Retorne à imagem reproduzida no início da aula e peça para a turma escrever um texto relacionando-a com a Doutrina Monroe.

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