Plano de aula de História – Reescrevendo fatos históricos

Com este plano de aula os estudantes obterão uma melhor compreensão das realizações de figuras históricas famosas.

Por anos, os livros de história têm elogiado as conquistas dos pioneiros europeus e norte-americanos. Muitos nomes estão gravados nas memórias de qualquer pessoa que passou por uma aula de história em nível elementar.

Embora esses luminares históricos sejam dignos de elogios, os relatos de suas vidas nem sempre são historicamente precisos.

Neste plano de aula sobre fatos históricos, os alunos trabalharão ao longo de alguns dias para pesquisar as histórias verdadeiras por trás de figuras famosas. Depois, escreverão um artigo de jornal sobre o que aprenderam.

Plano de aula sobre fatos históricos

TEMA: Reescrevendo fatos históricos

ANO SUGERIDO: Ensino fundamental

DURAÇÃO SUGERIDA: 3 ou 4 aulas de 45 a 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Aprender sobre imprecisões amplamente aceitas na história de figuras históricas mundiais;
  • Obter uma melhor compreensão das realizações de figuras históricas famosas;
  • Explorar as razões pelas quais alguns indivíduos parecem relativamente esquecidos, apesar das conquistas maiores do que as de suas contrapartes mais famosas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Computador(es) com capacidade de processamento de texto e acesso à Internet;
  • Acesso aos alunos ou funcionários da escola para realizar uma breve investigação;
  • Modelos para ajudar os alunos a planejar e escrever artigos de jornal.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

No primeiro dia , em grupo ou individualmente, os estudantes começam realizando pesquisas adicionais para descobrir as verdadeiras circunstâncias em torno de uma realização histórica particular.

Eles devem descobrir quem, se alguém realmente conseguiu o feito e por que a realização foi erroneamente relatada por muitos anos.

Os alunos podem entrevistar colegas, professores e funcionários da escola, mais velhos ou mais jovens, assim conseguirão avaliar até que ponto a comunidade escolar acredita nas imprecisões históricas identificadas.

Em termos de pesquisas, os alunos podem escrever perguntas de múltipla escolha. Alternativamente, eles podem fazer perguntas desafiadoras, como: “A primeira pessoa a pilotar com sucesso um avião pelo Oceano Atlântico foi _______________”.

Os alunos devem selecionar uma amostra representativa de pessoas para pesquisar e calcular os resultados. Os nomes dos participantes da pesquisa devem ser mantidos em sigilo.

Aula 2

No segundo dia, com base em suas pesquisas e nos resultados dos questionários, os alunos podem escrever uma notícia sobre suas descobertas, usando as “evidências” que descobriram, bem como os dados da pesquisa (se coletados) para respaldar a ideia e o ângulo da história.

Os alunos devem identificar “quem, o quê, quando, onde e porquê” aconteceu determinado fato.

Além disso, os alunos devem receber instruções breves sobre como citar fontes de pesquisa e indivíduos. Essas técnicas são conhecidas como o método de escrita “pirâmide invertida”.

Aula 3

No dia 3, após os alunos escreverem suas notícias, incluindo uma manchete de acompanhamento, eles podem apresentar suas notícias à turma.

AVALIAÇÃO:

Avaliar cada aluno em todas as etapas. Analisar a dedicação na produção dos materiais de pesquisa, nas entrevistas e anotações dos resultados. Conferir se chegaram a conclusões assertivas.

No momento da apresentação final, realizar breves discussões acerca dos assuntos abordados por cada grupo.

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