Plano de aula de História – Revolução Industrial – 8º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula de História sobre a Revolução Industrial que elaboramos para a sua turma do 8° ano do ensino fundamental!

A Revolução Industrial foi uma fase marcada por um grande desenvolvimento tecnológico iniciado na segunda metade do século 18.

A Inglaterra foi o local em que tal desenvolvimento encontrou solo fértil. No entanto, tal avanço se estendeu por uma parte considerável do hemisfério norte durante os séculos 19 e 20.

O modo de produção industrial possibilitou a fabricação de várias mercadorias que se tornaram mais acessíveis à população.

No entanto, o desenvolvimento das indústrias e o avanço tecnológico desencadearam profundas transformações, principalmente no meio ambiente, com explorações desenfreadas e no meio social, com o surgimento de cidades que não tinham condições mínimas de comportarem a quantidade de pessoas que migravam para esses locais.

É importante destacar que a Revolução Industrial foi fundamental para a consolidação do sistema capitalista.

Plano de aula – Revolução Industrial

TEMA: Revolução Industrial

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Compreender as fases da Revolução Industrial;
  • Entender os avanços da Revolução Industrial;
  • Promover a reflexão do estudante.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Imagens;
  • Para reproduzir as imagens: computador, TV, notebook, projetor de vídeo;
  • Folha branca;
  • Lápis de escrever.

DESENVOLVIMENTO

Inicie a aula apresentando o tema à turma. Feito isso, explique que a Revolução Industrial se desenvolveu por meio de fases, por isso, existem a:

  1. Primeira Revolução Industrial (1760–1840)
  2. Segunda Revolução Industrial (1850–1945)
  3. Terceira Revolução Industrial (1945–)

Em seguida, diga que, no primeiro momento, você abordará a Primeira Revolução Industrial. Inicie reproduzindo a seguinte imagem:

Revolução Industrial
Carvão

Pergunte o que é o elemento presente na imagem. Em seguida, indague à turma para quê ele é usado.

Depois que todos se manifestarem, diga que o carvão foi um elemento essencial para o funcionamento das máquinas durante a Primeira Revolução Industrial. Saliente que, sem ele, o desenvolvimento industrial e, por consequência, o tecnológico, enfrentariam grandes barreiras.

Em seguida, fale sobre a importância de usar roupas, sobretudo, para as pessoas que moram em locais frios.

Saliente que, como a Inglaterra é um país de baixas temperaturas, as roupas eram – e continuam sendo – um elemento essencial para a qualidade de vida dos ingleses.

Por isso, o principal setor de produção era o têxtil. Diga que a fabricação de tecidos foi a responsável por garantir a introdução do sistema fabril e do crescimento das indústrias inglesas.

Explique o avanço das máquinas usadas para a fabricação de tecidos e como tal mercado foi essencial para garantir a soberania econômica da Inglaterra no mundo.

No segundo momento, será trabalhada a Segunda Revolução Industrial. Para isso, reproduza a seguinte imagem:

Revolução Industrial
Trem

Em seguida, faça as seguintes perguntas:

  • O que a imagem está reproduzindo?
  • Vocês sabem qual é a importância das ferrovias e dos trens?
  • Qual foi a causa para a criação deles?
  • Vocês conseguem entender o motivo que faz com que os trens estejam presentes em vários países?

Depois de ouvir as respostas dos estudantes, fale sobre a importância do ferro para a construção das ferrovias.

Em seguida, explique que elas foram muito importantes para o desenvolvimento industrial devido a sua capacidade de percorrer longas distâncias rapidamente, transportando uma quantidade considerável de produtos.

Além disso, diga que essa fase é marcada pelo uso do petróleo em substituição ao carvão. O petróleo passou a ser a fonte de energia mais utilizada, pois dava vida ao motor à combustão.

Com máquinas mais avançadas e com a automatização do trabalho, a produção passou a ser em larga escala, diminuindo o valor dos produtos e aumentando o lucro sobre o mesmo.

Retorne à imagem da ferrovia e diga que, por isso, a criação das ferrovias e dos trens foram tão importantes, porque a partir de então, os produtos precisavam ser escoados mais rapidamente e tal meio de transporte era ideal para a realização desta atividade.

Não deixe de destacar a importância do taylorismo e do fordismo nesse contexto.

Para iniciar o terceiro momento, reproduza as seguintes matérias:

Revolução Industrial
Matéria jornalística 1
Revolução Industrial
Matéria jornalística 2
Revolução Industrial
Matéria jornalística 3

Após reproduzi-las, pergunte qual a semelhança entre elas. Promova uma reflexão sobre a criação dos robôs e o quanto eles causam impactos no mundo do trabalho e na precarização dos direitos dos trabalhadores.

Em seguida, diga que tais matérias retratam os avanços ocorridos durante a Terceira Revolução Industrial, que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial (1945–1950) e vigora até os dias atuais.

Saliente que esta fase é marcada pelo advento da informática, robótica, eletrônica, genética, além de se caracterizar pelo aperfeiçoamento de técnicas e máquinas antigas.

Em seguida, mostre a seguinte imagem:

Revolução Industrial
Redes sociais

Faça as seguintes perguntas:

  • Quais são as redes sociais presentes na imagem?
  • Está faltando alguma rede social que vocês usam diariamente?
  • Qual é a importância das redes sociais?

Diga que as redes sociais são uma das principais marcas da globalização, que se caracteriza pela integração entre os países do mundo.

Saliente que a globalização é um dos principais processos que caracterizam a Terceira Revolução Industrial.

Elenque as principais consequências da Revolução Industrial. Não esqueça de problematizar a precarização das relações de trabalho, a degradação do meio ambiente, a expansão sem planejamento dos centros urbanos e a criação de necessidades de consumo na população.

ATIVIDADE:

Reproduza a seguinte charge e solicite que os estudantes a analisem, associando-a à Revolução Industrial:

Revolução Industrial
Charge sobre a Revolução Industrial

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.