8 Planos de aula de História – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Os planos de aula são instrumentos para o exercício pedagógico na sala de aula. Veja alguns exemplos de plano de aula de história do Escola Educação!

A História é uma das disciplinas mais importantes para o conhecimento de nossa origem, bem como os fatos que cercam a evolução social. No esclarecimento de conflitos, guerras, revoluções, independências, conquistas, entre outros momentos, a matéria se faz presente.

Desse modo, o professor de história transmite aos alunos o aprendizado sobre os elementos que influenciam suas vidas. Mas, antes disso ocorrer, há o planejamento da disciplina, para que tudo aconteça conforme as metas e objetivos definidos a priori.

O planejamento da aula é um dos instrumentos para o educador conduzir o seu trabalho na sala de aula. É um documento que necessita ser elaborado desde os anos iniciais ao ensino superior.

Os planos de aula seguem uma estrutura alinhada às diretrizes curriculares vigentes. Sendo assim, em síntese, eles costumam possuir: objetivos, justificativa, tema, conteúdo programático, desenvolvimento, método e avaliação.

Pensando em auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, o Escola Educação disponibiliza alguns exemplos de planos de aula, assim como projetos educativos e pedagógicos para serem executados no ambiente escolar.

Veja a seguir alguns modelos de plano de aula de História!

Plano de aula de História

Plano de aula de História – Reescrevendo fatos históricos

Desde que as crianças chegam ao mundo elas são cercadas por histórias, seja sobre sua origem ou a dos pais, além da cultura e outros atributos do país em que vivem.

Porém, a sociedade está em constante transformação e consequentemente os acontecimentos também. Sendo assim, faz-se necessário atualizar e verificar a veracidade das informações. É exatamente isso o que propõe o plano de aula sobre fatos históricos.

Plano de aula de História – Cristo Redentor

O Cristo Redentor é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, além de ser considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um Patrimônio da Humanidade.

Devido a sua importância na história cultural e artística brasileira, o Escola Educação preparou o plano de aula de história sobre o Cristo Redentor. Assim, os alunos poderão compreender mais sobre o monumento.

Plano de aula de História – Dia do Índio 

O Dia do Índio é celebrado nos países americanos em 19 de abril, já em nível internacional, foi definido o dia 09 de agosto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com total importância na formação da sociedade, especialmente a brasileira, explorar as suas contribuições e a cultura de seu povo são sugestões do plano de aula para o Dia do Índio.

Plano de aula de História – Natal

O plano de aula sobre o Natal traz sugestões de atividades que façam com que os alunos reflitam sobre o significado dessa data comemorativa para cada um. O Natal é uma data religiosa, portanto, talvez nem todos tenham a mesma percepção sobre ela.

O mais importante é discutir sobre esse momento relevante, especificar alguns elementos que geralmente compõe o Natal, como o presépio, assim como promover a interação entre os alunos.

Plano de aula de História – Revolução Industrial

A Revolução Industrial é um ponto crucial para a sociedade. A partir dela surgiram mudanças nas formas de trabalho e na inserção de tecnologias.

O plano de aula sobre a Revolução Industrial propõe uma aula com o objetivo de explorar a industrialização, o desenvolvimento social e seus efeitos.

Plano de aula de História – Império Romano e imperadores 

Na Roma Antiga, os governos se distinguiam caso fossem dos regimes de império ou república. Sendo que, no caso, os imperadores tinham total poder sob o Senado e a Assembleia não existia.

O plano de aula sobre Império Romano e imperadores propõe a discussão com a turma sobre os imperadores que existiram na história, assim como as características e os pontos positivos e negativos de cada líder.

Plano de aula de História – Dia da Mulher 

O Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU e celebrado em 08 de março, é um momento importante mais para conscientizar do que comemorar.

plano de aula sobre o Dia da Mulher auxilia na reflexão que deve ser feita com os alunos de todas as idades e na luta contínua das mulheres em busca de direitos.

Plano de aula de História – Carnaval (Educação Infantil)

Apesar do Carnaval não ter sido originado no Brasil, a data possui grande representatividade no país, sendo considerada um importante elemento na cultura brasileira.

A exploração da temática de forma lúdica e teórica, por meio do plano de aula sobre o Carnaval, permite com que os alunos compreendam elementos da história da nossa sociedade.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.