Plano de aula Dia das Mães – Ensino fundamental

Confira o plano de aula para o Dia das Mães que preparamos para ser desenvolvido com a sua turma!

O Dia das Mães é o dia escolhido para homenagear a figura familiar materna, assim como a maternidade.

No Brasil, o Dia das Mães acontece no segundo domingo do mês de maio. É importante destacar que o Dia das Mães varia de acordo com o país.

Os historiadores apontam que durante a Antiguidade ocorriam celebrações que homenageavam a figura materna nas figuras das deusas Reia (mãe dos deuses) ou Cibele (deusa mãe romana).

Não há uma ligação direta entre a comemoração que ocorria na antiguidade e a realizada no mundo moderno, porém, ter conhecimento das celebrações ocorridas na Grécia e Roma Antiga é importante para se ter em mente que homenagear a figura materna não é uma exclusividade da contemporaneidade.

O Dia das Mães, enquanto uma data específica, é uma criação moderna estadunidense, do início do século XX. Foi através dos norte-americanos que a data se popularizou a partir dos esforços de Anna Jarvis, uma jovem estadunidense que perdeu sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis.

Essa data se tornou sinônimo de carinho, afeto e amor às figuras maternas que não se concentram somente nas mães. Avós, tias, madrinhas, amigas e pais solos recebem homenagens nesse dia.

Com isso, segue o plano de aula para o Dia das Mães para o ensino fundamental produzido pela equipe do Escola Educação.

Plano de aula – Dia das mães

TEMA: Dia das Mães

ANO: Ensino fundamental

DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância da figura materna;
  • Salientar que a figura materna pode ser desempenhada pelas avós, tias, madrinhas e pais;
  • Reconhecer o nome da figura materna;
  • Suscitar o interesse das crianças pelo Dia das Mães;
  • Desenvolver a memória, atenção e coordenação motora;
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro escolar
  • Giz ou pincel para quadro
  • Vídeo
  • Folha branca
  • Lápis de cor
  • Para reproduzir o vídeo: computador, TV ou projetor de vídeo

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

A primeira aula se desenvolverá acerca do nome da figura materna e das suas características. Comece dizendo o nome completo da sua mãe e o escreva no quadro. Após isso, descreva-a fisicamente. Diga a cor dos seus cabelos, altura, cor da pele, profissão, etc.

Busque descrevê-la com todas as suas características. Após esse momento, diga o que você mais gosta de fazer com ela e o que te deixa mais feliz quando vocês estão juntos(as).

É importante que você mostre envolvimento na proposta didática, pois isso influenciará a postura dos estudantes em sala de aula.

Após falar sobre a sua mãe, eleja algum estudante para fazer o mesmo. Chame-o ao quadro e peça para que ele escreva o nome completo de sua mãe e faça a mesma atividade iniciada por você.

Solicite que ele diga como ela é fisicamente e o que mais o deixa contente quando eles estão juntos.

A quantidade de estudantes a serem convidados para realizar a atividade na frente da turma dependerá do tamanho da mesma.

Após convidar os estudantes para fazerem a atividade no quadro, peça para o restante da turma destacar uma folha em branco e fazer a mesma tarefa. Até mesmo os que já foram à frente da turma.

Nesse momento você analisará a ortografia, a criatividade e a memória do estudante.

ATENÇÃO! Os estudantes que não tiverem contato com a mãe, independente da razão, peça para que façam a atividade envolvendo alguma figura importante na vida deles. Pode ser do sexo masculino.

Depois que todos realizarem a atividade, peça para que cada um leia o que escreveu. Assim, você perceberá qual tem mais dificuldade na leitura.

Aula 2

O primeiro momento da segunda aula se concentrará em um momento de reflexão. Pergunte aos estudantes se eles sabem identificar qual forma de agir mais desagrada à figura materna.

Caso nenhum se habilite a iniciar o diálogo, comece você. Diga o que você faz que talvez sua mãe não goste e fique triste.

Após esse diálogo, reproduza o vídeo Dia das Mães – Reflexão, disponível no YouTube.

Pergunte aos estudantes o que eles entenderam do vídeo, qual parte eles mais gostaram. Conduza a conversa, os alertando para a importância de aproveitarmos os momentos com as pessoas que amamos. Diga o quanto é necessário darmos atenção para cada diálogo e companhia.

Após isso, peça para que eles destaquem uma folha em branco e façam um desenho pedindo desculpa às suas mães por alguma ação que eles sabem que as desagradou.

Após o desenho, solicite que eles façam outro se comprometendo a agir de uma forma amorosa, respeitosa e amigável.

Pendure na sala somente os desenhos que remontam a forma como eles vão agir, para que se lembrem toda vez que eles olharem para as paredes.

Depois desse momento de reflexão, proponha uma atividade manual para que eles entreguem às figuras maternas. Segue o modelo de algumas:

Modelos de lembranças manuais para o Dia das Mães

Plano de aula para o dia das mães

Plano de aula para o dia das mães

Plano de aula para o dia das mães

Plano de aula para o dia das mães
Plano de aula para o dia das mães

Boa aula!

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.