20 Modelos de plano de aula para Ensino Fundamental

O plano de aula é um instrumento para o professor e a equipe pedagógica no processo de ensino e aprendizagem.

Logo que o ano letivo começa, os professores precisam fazer o planejamento da disciplina ministrada ao longo do ano.

Por meio dele, é possível visualizar quais são as metas almejadas ao longo do trabalho e o desenvolvimento que procura alcançar em conjunto com os alunos.

Um dos importantes instrumentos para o ensino é o plano de aula, que pode ser elaborado desde os anos iniciais, para a educação infantil (0 a 5 anos de idade), ensino fundamentalensino médio e ensino superior.

O documento permite que o professor visualize o melhor modo de realizar a sua aula e como será a receptividade dos estudantes para lhe dar continuidade.

Os planos de aula, assim como os projetos educativos e pedagógicos que o Escola Educação disponibiliza, são um roteiro de como a aula, a palestra ou até mesmo o curso poderia ser feito. Nele, você encontra o objetivo geral ou específico da atividade, assim como a justificativa, o tema abordado, o conteúdo programático, e como desenvolver e fazer a avaliação da matéria.

Vale ressaltar que dependendo da série e da idade das crianças, o material trabalhado deverá ser diferente ou adaptado.

No caso das crianças pequenas, a equipe pedagógica e os educadores buscam trabalhar mais com recortes, pinturas, músicas e atividade lúdicas. Já com as crianças maiores, é permitido abranger um pouco mais na metodologia e, consequentemente, exigir um pouco mais delas.

No entanto, todos possuem o mesmo intuito: o estímulo ao conhecimento. Mediante os recursos disponíveis no colégio e a criatividade do professor, pode-se ousar nos métodos e promover muita diversão e aprendizado a todos.

Em diferentes épocas, por exemplo, nas datas comemorativas, há a chance de trabalhar o conteúdo de forma leve e descontraída com os projetos escolares. Confira os modelos que o Escola Educação oferece!

Modelos de plano de aula para o ensino fundamental

Plano de aula – Formas geométricas

O plano de aula sobre formas geométricas para ensino fundamental é um super aliado na hora de tratar do tema. Propomos estimular a coordenação motora, ajudar no reconhecimento das formas geométricas e na noção espacial dos estudantes.

Plano de aula – Ciclo das plantas

Sabe o experimento do feijão no algodão? Ele é um verdadeiro clássico, feito por praticamente todas as crianças em idade escolar. Confira-o em nosso plano de aula sobre o ciclo das plantas para ensino fundamental, a experiência possibilita que os pequenos aprendam por meio da observação.

Plano de aula – Desenvolvimento sustentável

Com a necessidade atual de pensar e desenvolver alternativas ecológicas para reduzir impactos ambientais e contribuir para um futuro mais verde, o plano de aula sobre desenvolvimento sustentável para ensino fundamental é uma opção para estimular iniciativas do tipo na mente das crianças.

Plano de aula de Artes – Amizade, aceitando as diferenças!

A educação artística, além de trabalhar a coordenação motora, a criatividade e o lúdico nas crianças, promove outras reflexões sociais. Por meio da arte é possível integrar grupos, desenvolver a empatia e a cooperação.

Com o auxílio de músicas, danças e artes visuais, o plano de aula de Artes sobre amizade e aprender a aceitar as diferenças objetiva difundir a importância de enxergar as individualidades.

Plano de aula – Estados físicos da matéria

A matéria se apresenta nos estados sólido, líquido ou gasoso. Esses estados físicos da matéria podem mudar por diferentes processos: fusão, sublimação, solidificação, vaporização, ressublimação, condensação ou liquefação.

Para compreender um pouco desses processos, o plano de aula sobre estados físicos da matéria para ensino fundamental apresenta exemplos de atividades a serem desenvolvidas com os pequenos.

Plano de aula – Água

Ousamos dizer que a água é recurso natural mais importante que existe. Ainda que se encontre em abundância no planeta Terra, são inúmeros os alertas de que é necessário preservá-la. 

O plano de aula sobre a água para o ensino fundamental apresenta ideias de atividades para elucidar na mente dos alunos a reflexão da importância da água, assim como o seu uso inteligente e sustentável.

Plano de aula – Aula prática – Vulcões

Entender a origem dos vulcões e das rochas vulcânicas é apenas um dos objetivos do plano de aula prática sobre vulcões para ensino fundamental.

O fenômeno pode acarretar em danos para a natureza, e estes podem ser elucidados no ambiente da sala de aula.

Plano de aula – Aula prática – Fototropismo

A luz solar possui extrema importância no desenvolvimento das plantas, tendo em vista que elas fazem fotossíntese. Mas, assim como a exposição ao Sol é importante, o excesso dela pode ser prejudicial. Além disso, as plantas se movimentam em um processo chamado fototropismo.

Para que os alunos aprendam mais sobre esse recurso, o Escola Educação disponibilizou o plano de aula prática sobre fototropismo para ensino fundamental.

Plano de aula – Sistema solar

O Sol, os asteroides, os satélites, os meteoros, os cometas e os planetas compõem o sistema solar.

O plano de aula sobre o sistema solar para ensino fundamental objetiva facilitar a compreensão sobre os oito planetas que giram em torno da própria órbita ou do Sol.

Plano de aula de Artes – Desenho com emoção

Existe a psicologia das cores, a qual designa que as cores transmitem razões e sentimentos. Portanto, a escolha delas no mundo das artes apresenta diferentes intuitos.

A intenção do plano de aula de Artes sobre desenho com emoção é relacionar, com auxílio dos alunos, as cores e as emoções.

Plano de aula – Natal

O Natal é uma data comemorativa religiosa celebrada na maioria dos lares. O plano de aula sobre o Natal para ensino fundamental possui como intenção elencar algumas formas de como esse período é comemorado nas residência e o que representa para as crianças.

Plano de aula – Dia do Índio

Considerando a importância dos povos nativos para formação da identidade cultural brasileira, torna-se justo trazer a discussão para a sala de aula com o plano de aula para o Dia do Índio para ensino fundamental.

Cada povo indígena se expressa por meio de sua arte, história, música, dança, entre outras manifestações culturais, e o estabelecimento de uma data comemorativa é o momento de explorar o assunto para além dos estereótipos atribuídos a eles.

Plano de aula de História – Reescrevendo fatos históricos

A história é mantida pela memória, registrada em forma de texto, fotografia, música ou vídeo. Para que isso seja preservado é necessário dar continuidade as narrativas, assim o plano de aula de História sobre reescrever fatos históricos levanta a reflexão sobre essa temática.

Plano de aula – Primavera

A primavera é uma das estações do ano mais belas por conta do desabrochar das flores, como as dos belíssimos ipês. Para que as crianças consigam delimitar a características dessa estação do ano, há o plano de aula sobre primavera para ensino fundamental.

Plano de aula de Artes – Estilos artísticos

As manifestações artísticas são construídas por diferentes povos que possuem aspectos plurais, inclusive, isso é o que os caracteriza como pertencente ou não a determinada cultura. O plano de aula de Artes sobre estilos artísticos sublinha a riqueza cultural de cada povo.

Plano de aula – Fases da Lua

A Lua possui importância para a agricultura, a pesca, o corte de cabelo, entre outras circunstâncias. Não é por acaso que os povos mais antigos acompanhavam rigorosamente as fases da Lua, mais do que a sociedade contemporânea. Amplie o conhecimento das crianças com o plano de aula sobre as fases da Lua.

Plano de aula – Números pares e ímpares

Os números fazem parte do dia a dia, seja para realizar um pagamento, dividir as atividades na escola, contar as palavras, distribuir os lápis de cor, entre outras atividades.

Saber a diferença entre os números pares e ímpares irá facilitar o aprendizado quando o aluno for estudar soma, subtração, multiplicação e divisão. Para auxiliar nesse conteúdo de matemática, verifique o plano de aula sobre números pares e ímpares.

Plano de aula – Rochas e minerais

As rochas, classificadas em sedimentares, ígneas e metamórficas, e os mineiras são partes constituintes da Terra. No entanto, o plano de aula sobre rochas e minerais tem a intenção de explorar a geologia e a pluralidade delas.

Plano de aula de Ciências – Como as plantas crescem

As plantas, assim como os seres humanos, têm necessidades para sobreviver, cujas principais são a água e o ar. Desse modo, o plano de aula de Ciências sobre como as plantas crescem tem como objetivo apresentar argumentos para que essas carências sejam supridas.

Plano de aula – Ecossistemas ameaçados

No cenário marcado por amplos problemas ambientais, é relevante trazer para a discussão no âmbito escolar de como a natureza está sendo afetada.

O plano de aula sobre ecossistemas ameaçados incentiva as crianças a pesquisar sobre o tema e, consequentemente, estender o olhar para a necessidade de cuidado com as riquezas naturais.

Veja também: Como fazer planos de aula – Veja o passo a passo completo

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.