Plano de aula – O que é fração? – 5º ano do Ensino Fundamental

Confira um plano de aula sobre fração, com ideias para ensinar o que são as frações, como utilizá-las e como associá-las ao resultado de uma divisão.

As frações são quocientes entre dois números inteiros e são utilizadas para representar números racionais.

A ideia principal da utilização de frações é a de indicar quantidades menores que a unidade, ainda que as frações possam indicar números maiores que 1, como é o caso dos números inteiros.

É importante que as crianças vejam as frações como uma forma de representar uma divisão entre dois números, de forma natural e intuitiva.

Nesse caso, o uso de figuras ilustrativas que sejam comuns no dia a dia delas e da reta numérica para localização são fundamentais.

Confira uma sugestão de plano de aula sobre fração, em conformidade com a habilidade EF05MA03 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Fração – 5º ano do Ensino Fundamental

TEMA: Representação fracionária dos números racionais

TEMPO SUGERIDO: 1 hora e 40 minutos (em torno de duas aulas de 50 minutos).

HABILIDADE DA BNCC: (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

OBJETIVOS:

  • Compreender a utilidade das frações;
  • Utilizar frações para indicar partes de uma unidade;
  • Localizar frações a partir da reta numérica.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Cartaz com ilustrações;
  • Atividade impressa.

DESENVOLVIMENTO:

1º momento

Inicie a aula apresentando aos alunos situações cotidianas em que a unidade é dividida em partes, por exemplo, divisão de uma pizza, de uma maçã, de uma barra de chocolate, entre outros.

É importante que os exemplos sejam familiares no dia a dia das crianças, para que elas entendam a divisão da unidade como algo natural.

Prepare um cartaz com ilustrações e mostre como elas podem utilizar frações para representar quantidades. Nesse momento explique sobre o numerador e o denominador da fração, indicando o que cada um representa.

Como exemplo, consideremos a pizza — pois quer algo mais comum do que comprar uma pizza e dividi-la em fatias antes de consumir?

2º momento

Quando os alunos já estiverem mais habituados às frações, escrita e leitura das mesmas, proponha atividades em que eles tenham que observar a figura e indicar a parte colorida através de uma fração, assim como também representar uma fração dada através de uma figura.

3º momento

Mostre aos alunos como localizar uma fração na reta numérica, apresentando vários exemplos como esse logo abaixo:

Explique que, primeiro, eles devem saber qual fração querem localizar na reta numérica. No exemplo acima é a fração 2/5, que indica a parte pintada da figura.

Então, eles devem dividir a reta (só do 0 ao 1, já que estamos considerando a unidade) em 5 partes e ir marcando cada parte com a fração correspondente (1/5, 2/5, 3/5, 4/5 e 5/5). Explique que 5/5 = 1, ou seja, a própria unidade.

Por fim, mostre como é fácil localizar a fração 2/5 após essa divisão da reta. Dessa forma, será mais intuitivo que os alunos associem as frações à divisão.

Proponha atividades para fixar o conteúdo aprendido. Apresente várias figuras e peça que indiquem a fração correspondente na reta numérica.

AVALIAÇÃO:

A avaliação pode ser feita a partir da observação dos alunos durante a aula e da realização das atividades propostas, verificando se os objetivos iniciais da aula foram alcançados.

Para baixar esse plano de aula sobre fração, clique aqui!

Você também pode se interessar:

FraçõesNúmeros