Plano de aula conhecendo as plantas – 2º ano Ensino Fundamental

Esse plano de aula visa mostrar aos alunos a variedade de plantas que existem na flora local.

A biodiversidade do planeta Terra é muito grande e ela não se refere apenas aos animais, mas também às plantas e outros organismos.

A diversidade de plantas é chamada de flora, e a flora de uma determinada região é chamada de flora local. Como o Brasil é um país com vasto território, a biodiversidade que existente aqui é enorme e muitas vezes não conhecemos nem mesmo a flora da região onde moramos.

Fatores como a temperatura, quantidade de luz solar, quantidade de chuva e tipo de solo influenciam no tipo de planta que vive naquele ambiente. Por isso, nem sempre uma mesma planta é encontrada em diversos ambientes.

Essa aula foi pensada para que os alunos conheçam o ambiente onde moram e tenham noção da diversidade de espécies que as plantas têm.

Além disso, é um bom momento para frisar que as plantas são seres vivos que merecem respeito e não devem ser machucadas, quebradas e cortadas sem necessidade.

Aproveite o plano de aula sobre plantas com seus alunos do ensino fundamental, você também pode baixá-lo em PDF no final do post!

Plano de aula – O mundo das plantas – Quais eu conheço?

TEMA: As plantas que conhecemos!

TEMPO SUGERIDO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Identificar plantas locais;
  • Nomear todas as partes de uma planta;
  • Identificar características como cor, tamanho e odor;
  • Verificar a presença de flores, frutos, espinhos;
  • Relacionar as características encontradas com o habitat de cada planta.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Amostras de plantas que podem ser coletadas na escola ou próximas a ela;
  • Lupas;
  • Lápis;
  • Livros para pesquisa.

DESENVOLVIMENTO:

Primeiro momento

  1. Apresente o tema aos alunos e pergunte o que eles sabem sobre as plantas, sobre a variedade de espécies de plantas e onde elas vivem.
  2. Mostre aos alunos imagens de plantas em slides, livros ou revistas. Escolha algumas comuns ao cotidiano dos alunos e outras que eles não conheçam.
  3. Pergunte aos alunos quais são as plantas da flora local, da região onde vivem. Guie a discussão para que eles se esforcem para lembrar o que conhecem da flora regional.

Segundo momento

  1. Divida os alunos em duplas.
  2. Entregue uma planta da flora local para cada dupla.
  3. Explique aos alunos a atividade.
  4. Eles deverão observar e anotar cada parte da planta, podem usar a lupa.
  5. Os alunos devem descrever o local onde aquela planta vive.
  6. Devem observar se ela está com flores, se não estiver, pesquise com eles qual época do ano ocorre a floração.
  7. Ao final da exploração, cada dupla deve apresentar brevemente aos colegas a planta.

AVALIAÇÃO:

Utilize a apresentação dos alunos para a turma como avaliação do trabalho realizado em dupla.

Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.