Plano de aula – Sequência numérica de 5 em 5 – 1º ano do Ensino Fundamental (BNCC)

Confira um plano de aula sobre sequência de 5 em 5 com aplicações em situações cotidianas, para alunos do 1° ano do ensino fundamental.

Saber contar de 5 em 5 é útil em muitas situações e fazemos isso sem perceber, por exemplo:

  • quando contamos dinheiro em moedas de 5 centavos ou notas de 5 reais;
  • quando contamos os minutos no relógio e, normalmente, usamos as quantidades múltiplas de 5: 5, 10, 15, 20, 25, …;
  • quando contamos dias trabalhados olhando no calendário.

Dessa forma, é importante ministrar sobre a sequência numérica, mostrando aos alunos como ela pode ser útil e facilitar muitas contagens no dia a dia.

Pensando nisso, preparamos plano de aula sobre sequência de 5 em 5 com aplicações em situações cotidianas.

Plano de aula — Sequência numérica de 5 em 5

TEMA: Sequência numérica de 5 em 5

TEMPO SUGERIDO: em torno de 1 hora e 30 minutos.

HABILIDADES BNCC: (EF01MA05) – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

OBJETIVOS:

  • Entender que os números podem ser contados de 5 em 5.
  • Contar os números de 5 em 5.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Atividades impressas
  • Quadro e giz

DESENVOLVIMENTO:

1ª atividade: Contando de 5 em 5

Converse com os alunos sobre formas diferentes de contar. Relembre que os números não precisam ser, necessariamente, contados de um em um.

Revise com eles, outras sequências, como a sequência de 2 em 2.

Diga a eles que, nessa aula, vão aprender a contar de 5 em 5.

Escreva a sequência dos números de 5 em 5, de 1 a 40, e peça para eles contarem:

__ __ __ __5 __ __ __ __10 __ __ __ __15 __ __ __ __20

__ __ __ __25 __ __ __ __30__ __ __ __ 35 __ __ __ __40

Cite exemplos de quando podemos contar de 5 em 5. Sugestões:

  • contar dedos das mãos ou dos pés;
  • contar o número de balões que estão amarrados de 5 em 5;
  • contar o número de flores em vasos com 5 flores cada;
  • contar o número de peixes em aquários que tem 5 peixes cada.

Se for necessário, ajude-os com desenhos ilustrativos no quadro. Circule os desenhos de 5 em 5 e escreva a sequência abaixo dos círculos.

Proponha atividades impressas com esse mesmo intuito, contar de 5 em 5.

Contando de 5 em 5

____

Contando de 5 em 5

____

Contando de 5 em 5

____

Contando de 5 em 5

____

2ª atividade: Contando o número de pessoas nos carros.

Faça desenhos de carros no quadro (ou apresente um cartaz com figuras de carros) e pergunte quantas pessoas cabem em cada carro.

Contar de 5 em 5

Contar de 5 em 5

Contar de 5 em 5

Contar de 5 em 5

Em seguida, pergunte quantas pessoas, no total, cabem nos carros.

A ideia é que eles percebam que se em cada carro cabem 5 pessoas, então, para saber quantas pessoas cabem em todos os carros, será mais fácil contar de 5 em 5.

Observe como eles vão contar. Caso eles contem de um em um, explique que está correto, mas que eles também podem contar de 5 em 5, e que pode ser mais fácil. Mostre a eles como fazer isso.

AVALIAÇÃO:

Além de observar o desempenho dos alunos nas atividades, faça perguntas como:

  • Qual sequência numérica aprendemos hoje?
  • Onde podemos usar essa sequência?
  • Quais são os próximos números após o 40, se contarmos de 5 em 5?

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.