Plano de Aula sobre Meio Ambiente e Globalização

Nessa aula os alunos aprenderão um pouco sobre os impactos ambientais causados pela globalização.

A globalização tem causado muitos efeitos na nossa vida. Temos um acesso maior as tecnologias, a comunicação ficou mais rápida, a inovação tem andando em uma velocidade muito grande, temos uma nova era de avanços econômicos e
desenvolvimentista. Entretanto, o processo de globalização criou diversos problemas em algumas áreas, e uma delas é o meio ambiente.

Tem havido um aumento muito grande no consumo de produtos o que ocasiona uma demanda maior por matérias-primas e consequentemente aumenta as pressões nos recursos naturais. Houve também um aumento na quantidade de combustíveis fosseis necessários, visto que graças a globalização, a facilidade de obtenção de todo tipo de material cresceu e com isso há uma necessidade mais transportes para que isso ocorra.

Também aumentou a quantidade de gases emitidas na atmosfera derivados, em sua maioria, de fábricas e automóveis.
Devido a globalização, vários produtos foram lançados no meio ambiente.

Produtos químicos derivado de industrias foram lançados no solo, nos rios, nos mares… A globalização veio para facilitar a nossa vida, mas também tem ocasionado diversos problemas sérios. A solução para esses problemas é está no desenvolvimento de mecanismos eficazes que consigam mitigar os impactos causados pela globalização ao meio ambiente.

TEMA:

  • Meio Ambiente e Globalização

DURAÇÃO:

  • 2 dias

OBJETIVOS:

  • Aplicar estudos geográficos e entender a relação entre o ser humano e o meio ambiente;
  • Analisar algumas mudanças no meio ambiente como resultado da globalização;
  • Comparar os ambientes e os efeitos adversos da globalização sobre o clima e recursos naturais;
  • Analisar a relação entre globalização e esgotamento de recursos naturais.

MATERIAL NECESSÁRIO:

DESENVOLVIMENTO:

Comece definindo o que é globalização, em seguida, peça aos alunos para escreverem no caderno, em destaque, o que eles pensam o que é globalização e se isso teve algum tipo de efeito sobre o meio ambiente ao redor.

Use o Data Show para aos alunos uma visão geral sobre o que é globalização, como ele tem se desenvolvido ao longo dos anos e o que é na prática ser um país globalizado. Liste prós e contras, incluindo todos os efeitos prejudiciais que você conseguir lembrar. Após isso, tire dúvidas.

Agora, passe o vídeo Globalização e Meio Ambiente e entregue o texto individualmente. Dê 10 minutos para que a leitura seja feita.

Em seguida, divida os alunos em grupos de 3 ou 4.

Peça para que os alunos criem uma apresentação para o próximo dia sobre os países globalizados e os impactos ambientais. Diga para abordarem os temas tecnologia, dinheiro, impactos ambientais, como os governos devem proteger e ajudar o meio ambiente, quem é o responsável, os impactos ambientais são questões reais e precisam ser tratadas? O que deve ser feito para ameniza-los? Apresentar exemplos/projetos que já fazem essa mitigação dos impactos ambientais ao redor do mundo.

A apresentação não deve ter mais do que 15 minutos e deve ser apresentada em material digital (Power Point).

MATERIAL COMPLEMENTAR:

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação dessa aula será feita através da participação na atividade proposta.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.