Plano de aula sobre o Natal

Esse plano de aula sobre o Natal tem como objetivo fornecer informações sobre o Natal para as crianças e explorar como funciona essa comemoração no lar de cada um.

O Natal, celebrado em 25 de dezembro, é uma data comemorativa religiosa, na qual se celebra o nascimento do menino Jesus.

Com diferentes símbolos e inúmeros significados, o presépio, a árvore de natal, os sinos, as velas, o Papai Noel, todos possuem uma importância. Mas, independente da crença, o período natalino é um momento para reflexão, harmonia e comemoração entre familiares, amigos, colegas de escola e de trabalho.

No Natal, as casas ficam coloridas e as relações sociais mais amorosas. Por meio do envio de frases e mensagens, além da realização de atividades escolares, é possível trabalhar o Natal com os alunos na sala de aula.

Plano de aula – Natal

TEMA: Natal

ANO SUGERIDO: Educação infantil e ensino fundamental I

DURAÇÃO SUGERIDA: Uma ou duas aulas de 45 a 50 minutos

OBJETIVOS:

Esse plano de aula sobre o Natal tem como objetivo fornecer informações sobre o Natal para as crianças e explorar como funciona essa comemoração no lar de cada um.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Materiais escolares, como papel, borracha lápis grafite e de cor;
  • Tintas coloridas (adequadas e antialérgicas) ou gizes de cera;
  • Opcional: presentes (comprados ou artesanais) e lembrancinhas.

DESENVOLVIMENTO:

O professor pode começar com uma discussão sobre o Natal. Pergunte aos alunos se eles celebram o Natal com suas famílias e, em caso afirmativo, pergunte quais atividades eles fazem ou se comem algo especifico nessa ocasião. Muitas vezes isso varia muito de uma família para outra.

Os alunos de ensino fundamental podem escrever sobre como seria o seu Natal ideal ou fazerem cartões de Natal para os membros da família. O professor também pode incentivar o lado artístico dos alunos e sugerir que criem ilustrações sobre o tema. Já os alunos da educação infantil podem, também, colorir alguns modelos de atividades: atividade 1, atividade 2, atividade 3 ou atividade 4.

Algumas escolas permitem uma troca de presentes, mas certifique-se de que esta é uma atividade aceitável antes de mencioná-la aos alunos. As trocas de presentes podem ser muito divertidas e fáceis de conduzir, basta pedir aos alunos que tragam um presente para cada um e dê a eles um valor de presente máximo e baixo, com cerca de uma semana de antecedência.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser conduzida a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula. O professor precisa verificar o empenho e participação de cada aluno, assim como examinar as produções escritas e/ou ilustrações.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.