Plano de aula sobre os tipos de Poluição

Poluição é a adição de substâncias ao meio ambiente que podem ser prejudiciais aos seres vivos.

Introdução: Sessão de perguntas e respostas sobre poluição e os tipos de poluição.

Usando as ideias das crianças, crie um mapa mental que mostre os diferentes tipos de poluição e os danos que eles causam ao nosso meio ambiente.

Explicação do professor

Poluição é a adição de substâncias ao meio ambiente que podem ser prejudiciais aos seres vivos. À medida que as populações crescem e nosso padrão de vida melhora, produzimos mais e mais desperdício. Se isso não for tratado com cuidado, leva à poluição:

Poluição do solo

Apresente um fato assustador sobre quanto lixo produzimos no Brasil.

Mostre a imagem de um aterro sanitário – onde grande parte do nosso lixo acaba. Nem todos os materiais que jogamos fora são seguros – itens domésticos comuns podem conter produtos químicos tóxicos, como metais venenosos.

Poluição da Água

Fale sobre o Esgoto – que se os dejetos vazarem em rios, lagos e mares, podem matar organismos aquáticos e prejudicar a saúde humana.

Fertilizantes e pesticidas – fale que os agricultores os adicionam à terra para melhorar suas lavouras. Mas os produtos químicos tóxicos podem ser retirados da terra pelas chuvas e acabarem em rios, lagos e mares, danificando os ecossistemas aquáticos.

Poluição do Ar

A fonte mais comum de poluição do ar é a queima de combustíveis fósseis – petróleo, gás e carvão. Isso geralmente acontece por causa de motores de veículos, fábricas e estações de energia.

O dióxido de carbono é liberado quando os combustíveis fósseis são queimados. Este é o gás de efeito estufa mais abundante, contribuindo significativamente para o aquecimento global.

  • Mostre quais setores são responsáveis ​​pelos gases Vde efeito estufa produzidos no Brasil.

Fale sobre a chuva ácida O dióxido de enxofre e o óxido nitroso são gases de efeito estufa, mas também contribuem para a chuva ácida. Esses gases ácidos são produzidos quando os combustíveis fósseis são queimados. A maioria dos gases são soprados para o céu e quando se misturam com as nuvens, podem causar esse fenômeno.

Atividade sugerida

Projetar um cartaz sobre a poluição. Peça às crianças que produzam um cartaz que deve informar as pessoas sobre os problemas causados ​​pela poluição e o que eles podem fazer para reduzi-la.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.