Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula para ensinar crianças do 1° ano a desenvolverem habilidades e técnicas para resolver problemas de lógica.

No 1° ano do ensino fundamental é necessário trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, mas essa não precisa ser uma atividade difícil e cansativa para o professor e muito menos para os pequenos.

Vamos te dar algumas sugestões para ensinar os seus alunos a comparar, relacionar e ordenar elementos para completar sequências lógicas de cores, formas e direções, assim como desenvolver técnicas para resolver problemas variados de lógica.

Confira, a seguir, um plano de aula sobre problemas de lógica para alunos do 1° ano do ensino fundamental.

Plano de aula sobre problemas de lógica – 1º ano do Ensino Fundamental

TEMA: Problemas matemáticos de lógica

TEMPO SUGERIDO: 3 horas.

OBJETIVOS:

  • Desenvolver habilidades e técnicas de raciocínio lógico.
  • Resolver problemas matemáticos de lógica.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Barbante;
  • Tampinhas de garrafa PET com um furo no meio;
  • Recortes de formas geométricas em papel branco;
  • Cola;
  • Folha de papel A4.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 1 — Sequência de cores

Mostre aos alunos uma sequência de cores de tampinhas passadas pelo barbante. Por exemplo:

branca – branca – vermelha – branca – branca – vermelha – branca

Pergunte a eles qual a cor da próxima tampinha a ser colocada.

Em seguida, peça para que eles completem o fio de barbante deles, seguindo essa mesma sequência de cores.

Você pode repetir essa dinâmica algumas vezes seguidas, variando a sequência de cores. No final, os fios com tampinhas podem até ser utilizados para enfeitar a sala de aula.

Sequência de cores com tampinhas de garrafa passadas no barbante.
Sequência de cores com tampinhas de garrafa passadas no barbante.

Atividade 2 — Sequência de formas geométricas

Agora é hora de formar sequências com formas geométricas e pedir que eles completem a sequência.

Para isso, utilize recortes de formas geométricas em papel branco. Entregue a eles uma porção de figuras diferentes.

Monte a sequência com as primeiras formas geométricas. Por exemplo:

quadrado – círculo – triângulo – quadrado – círculo

quadrado – triângulo – triângulo – quadrado – triângulo – triângulo

círculo – círculo – quadrado – círculo – círculo – triângulo – círculo – círculo – quadrado

Pergunte a eles qual a próxima figura da sequência. Peça para que colem essas figuras no papel A4 e continuem a sequência.

Em seguida, você pode trabalhar com sequência de cores novamente, pedindo que eles pintem as formas geométricas coladas seguindo uma sequência de cores.

Sequência de formas geométricas e cores
Sequência de formas geométricas e cores.

Atividade 3 — Sequência de direções

Para trabalhar com sequências de direções, você pode utilizar os recortes de triângulos, variando a posição das figuras (direita, esquerda, para cima, para baixo).

Cada uma das posições pode ser marcada por uma cor diferente, assim você trabalhar dois tipos de sequências.

Sequência de direções e cores
Sequência de direções e cores.

Atividade 4 — Resolvendo problemas variados de lógica

Proponha vários problemas que podem ser resolvidos com lógica:

Problema 1) No jardim tem 2 vasos de rosa, 2 vasos de margarida e 2 vasos de violeta. Daniela organizou os vasos em fileira de acordo com o tipo de flor: violeta, margarida, rosa e violeta. Qual o próximo vaso a ser colocado?
Problema 2) Complete a sequência com o próximo número: 1, 3, 5, 7, 9, __
Problema 3) Complete a sequência com os dois próximos números: 100, 90, 80, 70, 60, __, __
Problema 4) Complete a sequência com os números que faltam: 16, 13, 10, __, __, 1
Problema 5) Maria fez 4 biscoitos e Talita fez 10 biscoitos a mais que Maria. Quantos biscoitos Talita fez?
Problema 6) Duas pessoas de idades diferentes saem para passear. A pessoa mais nova é filha da pessoa mais velha, mas a pessoa mais velha não é mãe da pessoa mais nova. O que a pessoa mais velha é da pessoa mais nova?

Respostas:

1) margarida
2) 11
3) 50 e 40
4) 7 e 4
5) 14 biscoitos
6) seu pai

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser feita observando o desempenho dos alunos durante cada uma das atividades.

Para baixar esse plano de aula em PDF, clique aqui!

Você também pode se interessar:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.