12 Planos de aula de artes dinâmicos e criativos

Os planos de aula funcionam como um guia/roteiro para o professor ministrar de forma eficiente suas aulas. Para auxiliar educadores e coordenadores, confira nossos planos de aula direcionados para a disciplina de educação artística.

O planejamento, seja ele em qualquer área de atuação, é fundamental para melhor aproveitamento e execução das tarefas e atividades propostas. No âmbito da Educação Infantil, isso se faz ainda mais necessário e presente.

Os professores, enquanto mediadores do ensino e aprendizagem do aluno, devem estar preparados com antecedência a cada aula ministrada.  

Essa preparação melhora o desempenho educacional, tornando a exposição do que será ensinado muito mais dinâmica, organizada, interessante e cativante para o aluno. São os educadores que decidem como se organizar, seja por planos de aula bimestral, semestral ou até mesmo anual. 

Flexível para qualquer disciplina, os planos de aula dinamizam o tempo, permitindo que o professor transmita todo o conteúdo necessário e, consequentemente, melhorar o desempenho e saberes do aluno.

Planos de aula de artes

Em um desses casos, podemos citar a matéria de “Artes”, que muitas vezes é pouco explorada e valorizada. 

A “Educação Artística” é fundamental no ensino infantil, pois desenvolve o senso crítico, sensorial e criativo das crianças, ao trabalhar com as cores, história da arte, pintura, linguagens artísticas, produção e confecção de materiais, dentre muitas outras coisas.

Visto apenas como “o momento para colorir”, a escola deve exercer papel fundamental de apoio ao professor em relação às atividades relacionadas à arte.

Com um plano de aula objetivo, efetivo, de linguagem simples e bem elaborado, o professor conseguirá impulsionar o conhecimento dos alunos ao mesmo tempo que acompanha seu desenvolvimento e crescimento pessoal como educador.

Para ajudar nessa tarefa, nós do Escola Educação preparamos 12 planos de artes dinâmicos e criativos a serem aplicados nas aulas de educação artística.

Plano de aula de Artes – Espaço positivo e negativo

Foi-se o tempo em que as aulas de artes eram um momento apenas para desenho livre. Atualmente o direcionamento é fundamental para atingir o desempenho desejado. O ‘plano de aula espaço positivo e negativo’ é uma das didáticas que podem ser executadas em aulas de Educação Artística.

Plano de aula de Artes – Desenhando a silhueta

Pensado para ser executado com alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental, o plano de aula de artes ‘desenhando a silhueta’ é uma ótima oportunidade para praticar técnicas de desenho.

Plano de aula de Artes – Transformando os objetos à mão

Em meio aos números e letras da matemática e Língua Portuguesa, a arte é um momento de muito aprendizado, claro, mas também de colocar a criatividade em prática e relaxar mesmo dentro de sala de aula. Lúdico, o ‘plano de aula transformando objetos à mão’ é perfeito para expandir os horizontes e despertar o lado criativo.

Plano de aula de Artes – Traços Musicais

Se você já ouviu uma música e pensou na forma que ela teria, caso fosse impressa em uma tela, esse plano de aulas vai colocar essa ideia em prática. Afinal de contas, na arte a pintura e música caminham lado a lado.

Plano de Aula de Artes – Criando Imagens

Sabe aquela fase de descobertas vivida pelos alunos do Jardim de Infância? O plano de aula ‘criando imagens’ é ideal para trabalhar a criatividade, imaginação e coordenação motora dos pequenos estudantes.

Plano de aula de Artes – Criando telas através do pó de giz

Se você é um professor que gosta de inovar nas atividades, o plano de aula de artes ‘criando telas através do pó de giz’ é excelente para despertar a criatividade e veia artística dos alunos.

Plano de aula de Artes – Cartão reciclado

A preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior, de modo que a diminuição do lixo produzido é um dever de todos nós. Sendo assim, aproveite o plano de aula de artes ‘cartão reciclado’ para trabalhar o conteúdo em sala.

Plano de Aula de Artes – Desenho com emoção

Arte e emoção caminham lado a lado tanto para os artistas, quanto para os apreciadores. Use o plano de aula ‘desenho com emoção’ para ensinar aos pequenos como relacionar as duas áreas.

Plano de Aula de Artes – Estilos Artísticos

Já pensou em dar a volta ao mundo ensinando estilos artísticos? Nosso plano de aula passa pelas artes da Grécia Antiga, China Antiga, Navajo, Camboja, Maia e Bizâncio.

Plano de aula de Artes – Pinturas através de formas diferentes

Quer uma atividade para sair da rotina da sala de aula? O plano de aula ‘pintura através de formas diferentes’ trabalha texturas, tamanhos, formas e enorme diversidade de cores.

Plano de aula de Artes – Amizade, Aceitando as Diferenças

O intuito do plano de aula ‘amizade, aceitando as diferenças’ é usar a arte para ensinar um conceito muito importante às crianças: somos seres humanos únicos e devemos ser respeitados dentro de nossa individualidade.

Plano de aula de Artes – Pintando de cabeça para baixo

O plano de aula ‘pintando de cabeça para baixo’ possibilita que alunos trabalhem uma nova perspectiva de pintura enquanto aprendem sobre o renomado pintor Michelangelo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.