Plantas terrestres – O que são, nomes, tipos, imagens, exemplos, fotos

As plantas terrestres são aquelas que possuem raízes na superfície terrestre, ou seja, precisam do solo para sobreviver, mesmo que com água. conheça agora as principais características dessas plantas.

Cada planta possui seu habitat natural, ou seja, um local que se desenvolve melhor. Por isso, existem as plantas terrestres, aquáticas e aéreas. Cada uma possui diferenças na estrutura e na funcionalidade.

Vale lembrar que esses seres são a base da cadeia alimentar, já que sem elas, os herbívoros não sobreviveriam. Logo, vetaria a existência dos animais carnívoros. Além disso, as plantas também passaram por evoluções.

Acredita-se que a princípio, todas eram aquáticas. Mas, com um processo de adaptação, surgiram as plantas terrestres. Saiba agora o que são as plantas terrestres e ainda confira alguns exemplos.

Plantas terrestres

É bem provável que as plantas terrestres sejam ancestrais das algas verdes. Assim como os animais passaram por dificuldades de adaptação, as plantas também passaram. Principalmente pela dessecação, troca gasosa, reprodução e sustentação fora da água.

Então, surgiram cutículas que evitaram a dessecação, os estômatos (que auxiliaram na troca gasosa), as raízes e os tecidos vasculares (que foram fundamentais para a sustentação) e o surgimento de esporos (reprodução). Esse processo de adaptação das plantas levou milhões de anos.

Divisões das plantas terrestres

As plantas terrestres são divididas entre vasculares e não-vasculares. Saiba as diferenças:

  • Pantas vasculares: traqueófitos, que são mais dependentes da água;
  • Plantas não-vasculares: briófitas. Destas, o musgo é mais conhecido.

Exemplos de plantas terrestres

Confira alguns exemplos de plantas terrestres:

1 1.Musgos (Bryophyta)

1.Musgos (Bryophyta)

Os musgos são plantas terrestres conhecidas como briófitas . Eles se desenvolvem completamente em ambiente terreno. Mas, a água é um elemento necessário para o seu desenvolvimento. Geralmente, cresce em regiões úmidas e com pouca luminosidade.

2 2.Arbustos

2.Arbustos

(Buxus Sempervirens)
Os arbustos consistem em todo o vegetal do grupo das angiospermas e que se ramificam junto ao solo. Seu porte é bem menor em relação às árvores. Além disso, são plantas que não necessitam espaços grandes para se desenvolver.

3 3. Samambaias

3. Samambaias

(Nephrolepis exaltata)
As samambaias não produzem sementes ou flores. Sua reprodução é através de esporos (que pode ser visto internamente nas folhas) ou por pedaços de rizomas. Geralmente, as samambaias preferem a sombra. Por isso, são mais encontradas dentro de casa. Mas, também existem plantas dessas que vivem no solo, areia ou em pleno sol.

4 4. Mangueiras (Mangifera indica)

4. Mangueiras (Mangifera indica)

As mangueiras se referem às plantas que produzem o fruto conhecido como “manga”. Apesar de ser nativa das regiões sul e sudeste da Ásia, podem ser encontradas em várias regiões do mundo.

Leia também: Plantas aquáticas: O que são, nomes, tipos, exemplos, imagens

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.