Plantation

Plantation é um sistema agrícola baseado na monocultura de exportação que é feita por meio de grandes latifúndios e da mão de obra escrava.

O que é plantation? Plantation é o termo utilizado para se referir ao sistema econômico originado durante o período colonial, principalmente a partir do século XVI nas colônias situadas nos continentes americano, africano e asiático.

O plantation possui quatro características:

  1. Monocultura
  2. Trabalho escravo
  3. Grandes latifúndios
  4. Exportação para a metrópole

Sistema de plantation

O sistema de plantation se caracteriza pela monocultura que consiste em produções destinadas a apenas um produto. Na agricultura tropical, os mais produzidos eram a cana-de-açúcar, café, algodão, banana e cacau.

Como a adaptação ao clima e ao solo eram favoráveis, plantavam grandes quantidades de um determinado gênero.

Por ser uma produção voltada ao mercado externo, a maioria dos produtos plantados eram vendidos para outros países, ficando poucas quantidades nas colônias, além de serem os produtos de pior qualidade.

Os colonizadores que adotavam o sistema plantation em suas colônias, não estavam dispostos a investir em melhorias nas mesmas.

O trabalho escravo era composto quase que absolutamente por africanos escravizados. O tráfico de escravos era uma atividade rentável para os traficantes.

Por meio dos grandes latifúndios com enormes extensões de terras, era viável plantar em grande escala um único gênero.

Os produtos produzidos nas colônias eram consumidos em grande escala pelos europeus, o que fazia com que a grande parte — se não toda — da produção se direcionasse somente à Europa, abastecendo o mercado dos países europeus.

Esse comércio era bastante lucrativo para as nações colonizadoras que monopolizavam a venda dos produtos produzidos nas colônias.

O plantation é uma forma de direcionar a agricultura para o mercado externo, desconsiderando as demandas dos países que o comportam.

Plantation no Brasil

O plantation no Brasil se concentrou nas plantações de cana-de-açúcar, algodão, fumo e café. Durante os primeiros anos da invasão portuguesa, o sistema plantation foi a mais importante forma de organização econômica.

Complementava o mercado interno dos países europeus, garantindo o lucro da metrópole, Portugal.

A colonização do Brasil foi pautada no sistema plantation. Entretanto, é importante salientar que surgiram núcleos de povoamento e um comércio local.

Além disso, o plantation justificou o atraso econômico do país em relação ao desenvolvimento industrial e implicou em questões problemáticas de natureza social.

A falta de políticas públicas que visem a democratização ao acesso e ao uso da terra remontam ao período colonial, momento em que uma pequena elite agrária se beneficiou com o acesso à terra.

Significado de plantation

O significado de plantation é “plantação”.

Saiba mais em:
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.