Plasma sanguíneo

O plasma é o componente líquido do sangue no qual estão presentes os glóbulos vermelhos e brancos!

O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue na qual estão imersas as hemácias, os glóbulos brancos e os nutrientes que são transportados pelos vasos sanguíneos.

Ele possui aspecto amarelado e compõe mais da metade, cerca de 55%, do volume total de sangue que um indivíduo adulto possui.

A maior parte do plasma é composta por água e apenas 5% possui proteínas, glicose, eletrólitos como os cátions Na+, Mg+ e K+, hormônios e gases O2 e CO2 dissolvidos. O plasma é fundamental para manter a homeostase do corpo humano.

Plasma sanguíneo - Tipos de plasma
Plasma sanguíneo – Tipos de plasma

Funções do plasma sanguíneo

O plasma é um tecido líquido que realiza a principal função do sangue que é transportar substâncias e nutrientes pelo corpo.

As substâncias transportadas pelo plasma podem ser nutrientes advindos da alimentação, resíduos de excreção ou metabolismo de drogas como os fármacos, hormônios, e células como os glóbulos brancos.

Ele também atua no controle da pressão osmótica dentro dos vasos sanguíneos e na proteção do organismo pelo transporte de leucócitos.

Além disso, o plasma sanguíneo pode armazenar proteínas importantes para o metabolismo das células.

Proteínas presentes no plasma sanguíneo

As proteínas presentes no plasma são de muita importância para o transporte de substâncias, coagulação sanguínea e defesa do corpo.

Elas representam cerca de 7% da composição do plasma e as principais são:

Albumina: é a proteína presente em maior quantidade, auxilia no transporte de hormônios e ácidos graxos e também no controle osmótico dos vasos sanguíneos.

Globulina: é a proteína responsável pela composição do sistema de defesa, ajuda na formação de anticorpos e transporta substâncias.

Fibrinogênio: essa proteína é responsável pela coagulação sanguínea quando existe algum ferimento por onde o sangue extravase para fora dos vasos sanguíneos.

Componentes do plasma sanguíneo

O plasma é um tecido complexo composto por vários elementos sendo a água o principal. Além dela, ele também é composto por enzimas, hormônios, gás oxigênio, gás carbônico, glicose, proteínas, aminoácidos, sais minerais e vitaminas.

Plasma sanguíneo - Composição do sangue
Plasma sanguíneo – Composição do sangue

Usos do plasma sanguíneo na medicina

O plasma sanguíneo pode ser armazenado congelado e usado em muitas situações dentro de hospitais e hemocentros.

Quando um paciente perde grande quantidade de sangue em procedimentos cirúrgicos, partos, acidentes, a doação de plasma pode ser essencial para salvar a vida dela.

Essa doação é feita lentamente por acessos intravenosos para evitar efeitos colaterais como tontura e rompimento dos vasos.

O uso de plasma doado não é recomendado em mulheres grávidas, lactantes ou pessoas que apresentem doenças cardíacas crônicas.

Transfusão de sangue

O sangue é um tecido de pode ser doado em vida. Na doação de sangue, ele é dividido em três partes:

  1. Hemácias: são usadas, principalmente, para tratar anemias;
  2. Plaquetas: são usadas quando há perda de sangue ou deficiência na produção desse elemento;
  3. Plasma sanguíneo: usado, principalmente, no tratamento de hemorragias.

A transfusão de sangue ocorre quando há doação completa, de todos os componentes, de uma pessoa para outra.

Para que ela ocorra é necessário que o sangue do doador e do receptor sejam compatíveis tanto no sistema ABO quanto no sistema Rh.

Transfusão sanguínea
Transfusão sanguínea

A primeira vez que se falou em transfusão sanguínea foi no século XVII, quando foram realizadas transfusões entre animais na Universidade de Oxford.

No entanto, somente no século XIX ocorreu a primeira transfusão de sangue entre humanos, durante a tentativa de salvar a vida de uma mulher que estava com hemorragia em decorrência de complicações pós-parto.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.