Por que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil?

Sabia que em países da Europa e nos Estados Unidos o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho como acontece no Brasil? O motivo dessa diferença no nosso país é totalmente publicitária. Confira a história.

O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”, também chamado de “Valentine’s Day”, ou Dia de São Valentim, a data celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados.

Porém, pra gente a data não é comemorada em fevereiro, mas em 12 de junho.

Essa diferença no nosso país acontece desde 1948,  para que ela coincida com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. Porém, o motivo da escolha tem pouco a ver com o significado religioso, e sim exclusivamente comercial.

Por que o Dia dos Namorados no Brasil é em junho?

A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Ele era dono da agência Standart Propaganda, e foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas do mês de junho, que eram muito fracas.

Então, inspirado pelo sucesso do Dia das Mães no país, Doria instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Unindo, então, o útil ao conveniente, Doria criou a primeira propaganda que instituiu a data no país.

“Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro. A propaganda foi pela Associação Paulista de Propaganda como a melhor do ano.

(Fonte: BBC Brasil)

Veja também: Decoração Dia dos Namorados: 11 ideias fáceis!

10 Melhores Filmes de Romance da Netflix 

11 Melhores Filmes de Comédia Romântica na Netflix

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.