Por que você não deve fazer receitas de álcool em gel caseiro? Entenda aqui!

As receitas para a produção do álcool em gel em casa são contraindicadas, pois não há nenhuma garantia de eficácia, além de poder ter efeitos adversos.

Com a pandemia do novo coronavírus, houve o aumento da procura pelo álcool em gel e, por consequência, o produto elevou os preços e sumiu das prateleiras. Em alguns casos, as farmácias criaram até um sistema de lista de espera para os que quiserem fazer uma reserva do produto.

No meio desse problema, muitas pessoas têm buscado na internet uma possível solução. Eis que surgem as receitas mirabolantes de como fazer álcool gel em casa, o que é completamente errado e contraindicado.

Além do perigo para a saúde, o álcool caseiro pode ter efeito adverso, como não proteger contra o novo coronavírus e, sim, potencializar a ação do vírus.

Fórmulas mirabolantes de produção do álcool em gel

As fórmulas mágicas apresentadas na internet costumam utilizar álcool líquido como base do produto, o que pode ocasionar em grandes consequências. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFQ), o mau manuseio do álcool pode provocar acidentes, desde irritações na pele a incêndios.

Portanto, o processo de produção do álcool em gel não é tão simples quanto parece. O álcool em gel comercializado nas farmácias e supermercados é submetido a inúmeros testes, que analisam a concentração de álcool na solução, além das demais variáveis, visando identificar a sua eficácia na proteção contra bactérias e vírus.

Assim, pelo fato do álcool em gel caseiro não seguir essas diretrizes, não há nenhuma garantia de que ele atue contra a contaminação pela Covid-19. Aliás, ele pode até fazer o contrário, como ressalta o CFQ em uma nota divulgada:

A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos, pode-se potencializar sua proliferação.

A concentração ideal para eliminar os germes é de 70%, nem mais e nem menos. Soluções com concentração superior a esse teor alcoólico evaporam mais rápido, não dando tempo de destruir os micróbios.

Ademais, a solução deve possuir uma parcela mínima de água para potencializar o álcool a entrar na célula e destruir o patógeno.

Há uma solução ideal para falta de álcool em gel?

Não, não há uma solução ou receita ideal para produção caseira do álcool em gel. Apenas as indústrias especializadas, institutos de pesquisas e farmácias de manipulação, estão autorizadas a produzir o produto, de forma temporária e emergencial, pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), por conta da pandemia do coronavírus.

No mais, é importante possuir o álcool em gel apenas para saídas eventuais, como ida à farmácia e ao supermercado.

Caso você veja o produto sendo comercializado a preços exorbitantes, denuncie ao órgão de defesa do consumidor, o Procon. As diferentes unidades espalhadas pelo país têm atuado com campanhas e fiscalizações para que os preços altos não sejam praticados.

Não se esqueça que lavar as mãos com água e sabão, da forma correta, é até mais eficaz do que passar apenas o álcool em gel. O produto é mais uma opção para quando não estiver em casa ou não possuir disponível os recursos higiênicos básicos.

No entanto, como a recomendação atual é a de isolamento social, a maioria das pessoas está em casa, ou seja, é só ir até à pia e fazer a higienização das mãos constantemente.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.