Redação do ENEM e as suas suspeitas sobre o tema

Confira os possíveis temas e comece a preparar seu repertório

* O tema da redação do Enem 2021 acabou de ser divulgado, sendo ele: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Para saber mais clique aqui.

_____________________________________________________________________________________________

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Então, em 2009, o exame mudou sua metodologia e passou a ser uma das provas mais importantes do Brasil por dar a entrada no Ensino Superior.

O exame é aplicado em todos os territórios brasileiro e suas notas podem ser usadas para ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

O ENEM é aceito em mais de 50 instituições de ensino superior em Portugal. Além disso, pessoas com baixa renda podem usar o financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio pode realizar a prova do ENEM. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros”.

O que cai no ENEM?

A prova é dividida em quatro áreas de conhecimentos: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Sendo assim, os assuntos são de conhecimentos gerais, a aplicação do ENEM ocorre em dois dias e a prova contém cerca de 180 questões objetivas.

Então, os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Redação do ENEM

O Enem é um assunto a nível nacional e a suas especulações sobre qual vai ser o tema do ano é preocupação para muitas pessoas.

A redação costuma ser decisiva para a pontuação final dos candidatos que desejam ingressar no Ensino Superior. Então, todo ano o ENEM tem seu tema de redação divulgado apenas no dia da prova, a redação conta com materiais de apoio, como pesquisas científicas, notícias e ilustrações sobre o tema.

Veja os possíveis temas da redação do ENEM.

Sendo assim, confira abaixo as principais suspeitas para ser o tema da redação do ENEM 2021.

  • Insegurança Alimentar

Primeiramente, o tema se refere a falta de disponibilidade e acesso aos alimentos;

  • Evasão Escolar

O tema se refere aos grandes dados de abandono aos estudos em 2020;

  • Crise Hídrica

O tema se refere a grande escassez de chuvas, tornando ainda mais difícil o acesso à água potável;

  • Violência Doméstica

Por fim, devido a pandemia, grandes índices de assédio e violência doméstica no brasil cresce a cada dia. Sendo assim, tem grandes chances de cair no ENEM.

Então, agora que você já sabe os possíveis temas da Redação do ENEM, comece a preparar seu repertório com base nas competências de uma redação nota mil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.