Presépio de Natal – O que é, significado e como montar

Os presépios fazem parte da tradição cristã do Natal. Ele representa o momento de nascimento de Jesus Cristo, o que envolve todo o significado do Natal.

O Natal é uma tradição cristã que é muito comemorada em muitas partes do país e do mundo. Com essa data, surge o espírito natalino. Este vem para enfeitar as ruas, casas, escritórios e traz alegria, celebração, paz, amor e muito mais.

Além disso, o Natal também tem um propósito muito forte e cheio de tradição.

Assim, além de ser um momento festivo, tem um significado religioso, é a data de nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, a comemoração de Natal é também a celebração do nascimento de jesus e alguns itens de decoração retratam a lembrança desse acontecimento, como o presépio de Natal.

O que é um presépio?

O presépio é a representação, em peças, do nascimento de Jesus, com toda a caracterização do momento e das pessoas presentes. Nessa representação estão:

  • O menino Jesus, o filho de Deus;
  • Maria, a mãe de Jesus;
  • José, o esposo de Maria;
  • Os três Reis Magos, que foram guiados pela estrela para chegar ao nascimento de Jesus, levando ouro, incenso e mirra ao menino;
  • O anjo, mensageiro de Deus;
  • Os animais. Estavam ao redor de Jesus, para aquecê-lo, pois nasceu no estábulo.

Significado

Então, o presépio é a montagem do nascimento de Jesus Cristo, para a representação desse momento tão celebrado e importante para a tradição cristã.

Assim, algumas pessoas colocam o presépio em suas decorações de natal, pois é o significado do porquê o dia de Natal é comemorado.

Como mantar um presépio

Os presépios podem ser montados de todos os tamanhos, desde miniaturas a tamanhos reais. Além disso, podem ser feitos com uma grande variedade de materiais, como de argila, gesso, metal, escultura de madeira, entre outros.

Para ter um presépio você pode comprar cada peça do presépio já pronta em lojas de decoração de natal, ou você pode confeccioná-lo em casa.

O estábulo

Para começar, você deve escolher primeiro os materiais. No estábulo onde o menino Jesus nasceu você pode usar palitos de picolé, madeira, feltro, e.v.a., argila, isopor, caixa de papelão, ou o que você preferir.

Por exemplo, você pode utilizar palitos de picolé. É necessário agrupá-los e formar paredes e telhados, para formar uma cabana pequena. Para grudá-los é preferível usar cola quente. Use os palitos também para fazer a manjedoura, como uma espécie de berço.

Presépio feito de palito de picolé

Se preferir fazer com feltro, recorte o tecido em formato de casa. Depois faça outros pedaços menores com outra cor para fazer o telhado, porta, estrela e outras decorações.

Presépio de Natal feito com feltro

Personagens representados

Já para fazer os personagens e animais você pode fazê-los de biscuit, isopor, feltro, e.v.a., ou já comprar as miniaturas das pessoas e animais prontas.

Uma maneira fácil de fazer é utilizar o biscuit para criar os personagens.

Outra maneira, é construir com bolinhas de isopor para as cabeças e colá-las em palitos de madeira ou um isopor em formato cilíndrico, cobertos por um tecido que representa suas roupas.

Além disso, você pode fazer os personagens de feltro, assim como a cabana, recortando em formato de pessoas e animais, e grudá-los na peça do estábulo.

Além disso, dá para fazer todo o presépio com papel, utilizando moldes para recortar e montá-los.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.