Primeira capital do Brasil

A primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia.

O Brasil já teve várias capitais. A primeira capital do Brasil foi a cidade de Salvador, na Bahia, entre os anos de 1549 a 1763.

A segunda, foi a cidade do Rio de Janeiro, no período entre 1763 a 1960. Por fim, a cidade de Brasília é a atual capital do Brasil desde 1960.

É importante salientar que a capital paranaense, Curitiba, foi nomeada como capital do Brasil por três dias, de 24 a 27 de março de 1969.

Organização do Brasil Colonial

A organização do Brasil Colonial se iniciou a partir da adoção do sistema de capitanias hereditárias. Implementadas pela Coroa Portuguesa, elas foram utilizadas como forma de organização política e administrativa na colônia.

Por quatorze anos, de 1534 a 1548, o país foi dividido em faixas de terras chefiadas por nobres da confiança da Coroa.

A falta de recursos, os ataques indígenas e o abandono por parte dos donatários fizeram com que esse sistema não vigorasse.

Desse modo, foi criado o Governo-geral, que tinha o objetivo de centralizar, administrar e reforçar a colonização nas novas terras.

A primeira capital do Brasil

O dia 29 de março de 1549 é a data oficial da fundação da primeira capital do Governo Geral do país. Inicialmente, a cidade de Salvador recebeu o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos.

A escolha da cidade se deu pelo fato de a Região Nordeste comportar a maior extração de pau-brasil além de ser a principal cultivadora da cana-de-açúcar. Sua localização contribuía na exportação desses produtos.

Salvador foi a capital do Brasil por 214 anos. Ela perdeu seu posto devido ao declínio da produção da cana-de-açúcar e da descoberta das jazidas de ouro nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Assim, o governo federal é transferido para a cidade do Rio de Janeiro em 1763, com o objetivo de facilitar a fiscalização das regiões que forneciam ouro.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.