Conheça a história dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna

Entenda um pouco sobre a história e como aconteceram as competições.

Quando ocorreram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna? Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram no dia 6 de abril de 1896, em Atenas, na Grécia.

A ideia principal da volta dos jogos era a aproximação entre a população e celebração de paz, já que os primeiros jogos feitos na Grécia Antiga foram interrompidos após o cristianismo se tornar a religião oficial no Império Romano. 

Charles Freddye Pierre era o nome do Barão de Coubertin, e ele foi responsável por proporcionar a volta dos jogos. Veio dele a frase “o importante é competir”, uma das mais importantes em âmbito esportivo. 

Em julho de 1894, Coubertin fundou na França, com o apoio do americano William Sloane e do inglês Charles Herbert, o órgão precursor do Comitê Olímpico Internacional. A organização ainda comanda os Jogos Olímpicos nos dias atuais.

História das Olimpíadas - Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna
Atenas 1986: primeiros Jogos Olímpicos da era moderna

De início, Coubertin pensou em inaugurar os jogos no ano de 1900 em Paris, com a Exposição Mundial. Porém, ele ficou tão ansioso para começar na mesma cidade onde as Olimpíadas haviam acabado, cerca de 16 séculos atrás, que conseguiu arrumar todos os detalhes em apenas dois anos.

Curiosidades sobre os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna

A clássica frase “Declaro abertos os primeiros Jogos Olímpicos em Atenas”, foi feita no improviso, pelo rei George I da Grécia, depois disso, se tornou marca registrada do evento. As mulheres ainda não podiam competir, foram ao todo, 285 atletas de 13 países.

Os esportes que marcaram a primeira edição do evento na Idade Moderna foram atletismo, ciclismo, luta, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação e tênis. Os atletas dos Estados Unidos ganharam 11 provas; em terceiro lugar ficou a Alemanha, as quatro vitórias do país foram de Carl Schuhmann.

O termo “Olimpíadas” no plural significa que, cada modalidade é um jogo separado. “Olimpíada” seria o espaço de tempo, quatro anos. Esse nome foi criado em homenagem à cidade de Olímpia, na Grécia Antiga. 

Os Jogos Olímpicos foram criados em cerca de 2.500 a.C., como uma festa esportiva em homenagem ao Zeus. As competições eram feitas no santuário de Olímpia.

Veja Também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.