Projeto oferece tutoria de estudos e apoio psicológico a vestibulandos

Salvaguarda conta com 1300 voluntários para apoiar estudantes de baixa renda do Brasil. A iniciativa foi criada em Ribeirão Preto (SP) por um estudante da Universidade de São Paulo (USP)

Até 1º de agosto, estudantes do ensino médio podem se inscrever no projeto Salvaguarda. Criado em 2016, o projeto presta auxílio pedagógico de graça para vestibulandos. Ao todo, são 1.300 voluntários que participam das atividades.

Leia também: MEC planeja capacitar 500 mil professores e promover educação financeira nas escolas

História da criação do Projeto Salvaguarda

A iniciativa foi criada em Ribeirão Preto (SP) por um estudante da Universidade de São Paulo (USP). Após realizar o sonho de ingressar em uma universidade, Vinícius de Andrade decidiu ajudar outros estudantes. 

Ainda no curso de Economia, ao visitar turmas de escolas públicas, o jovem percebeu a necessidade de ajudar. Ele presenciou alunos desmotivados, sem saber qual caminho tomar para continuar os estudos. Muitos não sabiam como se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

Nascido em uma família de baixa renda, Vinícius sempre ouviu falar que precisava trabalhar. Os estudos pareciam um sonho distante do garoto. Por isso, ele optou por ajudar outras pessoas que viviam nas mesmas condições.

“Meu pai queria que eu fosse para a escola, claro, mas queria que eu fosse trabalhar. O único caminho que eu conhecia na minha família era o do trabalho, mas eu queria algo mais após a escola. Eu não queria só sair da escola direto para ir trabalhar, disso tinha certeza. Eu queria algo, só não sabia onde, o que e como; não sabia de nada”, disse. A fala foi divulgada em reportagem da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC).

Expansão e oferta de serviços gratuitos

Motivado, o universitário começou a angariar voluntários que topassem auxiliar na sua ideia. Hoje, cerca de 1300 voluntários, entre graduandos, mestrandos e até doutorandos contribuem para o projeto.

Com apoio do grupo, os estudantes fazem uma redação, como simulado para o Enem. Os voluntários corrigem os textos e acompanham a evolução dos alunos. Excursões para a universidade também são organizadas com o intuito de que os jovens conheçam o dia a dia de um ambiente universitário.

Ao longo do tempo o Projeto Salvaguarda foi sendo ampliado e até apoio psicológico é oferecido. Por conta da pandemia, as atividades são realizadas virtualmente. Jovens do país inteiro podem participar.

Basta preencher um formulário para se inscrever no programa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyxEcD8CwCvTi3wUG-TlrxAMGtTmXWTpD276HLqra0IPhx2w/viewform

Os selecionados terão acesso a:

– Corretor particular de redação;

– Tutor de estudos;

– Informações sobre os principais processos seletivos de universidades;

– Informações sobre programas de acesso ao ensino superior;

– Informações sobre o mundo universitário;

 – Grupos de WhatsApp com monitores de instituições federais que esclarecem dúvidas;

– Apoio e acolhimento psicológico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.