ProUni 2019 têm queda no número de inscritos

A primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) deste ano teve 946.979 candidatos inscritos. As informações são do MEC.

A primeira edição do Programa Universidade para Todos – ProUni 2019 – deste ano teve 946.979 candidatos inscritos. As informações são do Ministério da Educação (MEC). As inscrições terminaram ontem (3).

Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446. São ofertadas 243.888 bolsas em 1.239 instituições particulares de ensino.

Em 2019, o ProUni teve menos inscritos do que nos anos anteriores. No ano passado, foram mais de 1 milhão de candidatos. Já em 2017, mais de 1,5 milhão.

Os resultados da primeira chamada serão divulgados nesta quarta-feira (6). A lista da segunda chamada sai no dia 20. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada devem comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas na inscrição. Se for o caso, devem também participar de processo seletivo próprio da instituição, do dia 6 ao dia 14 deste mês.

Para os pré-selecionados na segunda chamada, esse prazo vai do dia 20 ao dia 27. O prazo para participar da lista de espera é de 7 a 8 de março. De 11 a 13 de março será divulgada a lista.

Participantes

O ProUni 2019 é voltado para estudantes que fizeram o Enem de 2018. Além disso os alunos precisam alcançar no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a 0 na redação. Ao todo, 4,1 milhão de estudantes fizeram a prova no ano passado.

Podem concorrer às bolsas os estudantes brasileiros sem curso superior que tenham feito o ensino médio completo na rede pública. Também se qualificam os bolsistas integrais na rede privada, os que fizeram parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada, na condição de bolsista ou que tenham deficiência física.

As bolsas integrais destinam-se a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.497). Já as bolsas parciais, de 50%, são para aqueles com renda familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 2.994). Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas e não precisam atender aos critérios de renda.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Curso Design de Estampas Diz

    Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.