Pseudofruto

Continue lendo para conhecer os frutos que não são verdadeiros.

Os pseudofrutos são estruturas vegetais suculentas e conhecidas popularmente como frutos, no entanto, elas não são frutos verdadeiros porque não são provenientes do ovário da planta.

Por definição, os frutos são provenientes do desenvolvimento dos tecidos do ovário, já os pseudofrutos são estruturas adjacentes à flor, mas que possuem forma, cor e consistência de frutos verdadeiros.Pseudofrutos

O termo pseudofruto significa “fruto falso”, mas ele está em desuso e vem sendo substituído por fruto acessório.

Em muitos casos, os tecidos acessórios que dão origem aos frutos acessórios estão presentes em maior quantidade que os próprios tecidos carpelares que formam o ovário.

Geralmente, os frutos acessórios são formados pelo desenvolvimento do receptáculo ou pedúnculo carnoso que possuem suculência, geralmente, são doces e possuem nutrientes.

Caju
Pseudofruto – Caju

Muitos frutos que comemos no nosso dia a dia são, na verdade, frutos acessórios. Alguns exemplos de pseudofruto são o caju, a maçã, o morango, o figo, a amora e o abacaxi.

Classificação dos pseudofrutos

Os frutos acessórios podem ser classificados como simples, agregados e múltiplos.

  • Frutos simples: originados do desenvolvimento do receptáculo ou do pedúnculo de uma única flor;
  • Frutos agregados: originados do receptáculo floral que possui múltiplos ovários;
  • Frutos múltiplos: estrutura única e originada do desenvolvimento de ovários de várias flores juntas, ou seja, de uma inflorescência.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.