Quadra de vôlei

O vôlei possui uma quadra específica que é essencial na marcação de pontos. Confira as características da quadra de vôlei!

Como o vôlei é um esporte jogado por grande parte da população, é provável que em algum momento você passou por uma quadra de vôlei.

Estima-se que o esporte possui acima de 900 milhões de admiradores no mundo. Assim, o Brasil é especificamente ligado ao vôlei.

Atualmente, o esporte é o segundo mais jogado no Brasil e a seleção brasileira está entre as melhores do mundo.

Dimensões da quadra de vôlei

Medidas de uma quadra de Voleibol
Medidas da quadra de voleibol

A quadra é retangular e tem as dimensões de 18 metros por 9 metros. Em todas as laterais, há 3 metros a mais de quadra, chamada de zona livre.

Demarcações da quadra de vôlei

Para demarcar as áreas, a quadra possui linhas de marcação. No total, são cinco, todas medindo 5 cm de largura.

  • Linhas de demarcação

Essa linha enquadra a zona de ponto. São quatro linhas que formam o retângulo principal.

  • Linha central

A linha central é a que divide a área em duas partes iguais. Ao meio, está localizada a rede, de 10 metros de comprimento.

  • Linha de ataque

As linhas de ataque são paralelas à linha central e posicionadas a 3 metros da rede, que está ao meio. Essa demarcação é chamada de zona da frente. Essa é a região em que os jogadores realizam o ataque.

  • Linha de restrição do técnico

Essas linhas demarcam onde o técnico deve ficar durante o jogo. Elas estão posicionadas nos quatro cantos da quadra.

Zonas da quadra de vôlei

A quadra de voleibol possui quatro zonas. Elas são:

  • Zona livre

A zona livre é a extensão de no mínimo 3 metros da quadra principal. Nessa região, os jogadores podem realizar as ações desde que a bola não toque no chão. Caso essa área seja acertada pelo time adversário, o time que estava na defesa recebe o ponto.

  • Zona de ataque

A zona de ataque é formada pelas linhas de ataque e correspondem a 1/3 da quadra. Nessa região, os jogadores realizam os ataques.

  • Zona de defesa

Essa zona está atrás da zona de ataque e é onde os jogadores se posicionam para movimentos de defesa. Também é conhecida como zona de trás.

  • Zona de saque

A zona de saque está na zona livre e é onde os jogadores realizam o saque.

Rede de vôlei

Rede de vôlei

A rede de vôlei está localizada na linha central e possui diferença de tamanhos para as modalidades feminina e masculina.

Dessa forma, na modalidade feminina, a rede está a 2,24 metros do chão. Já na modalidade masculina, ela está a 2,43 metros.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.