Qual a diferença entre Astrologia e Astronomia?

Astrologia e astronomia são bastante diferentes e ambas estão presentes na história da humanidade há muito tempo.

Muito se fala sobre astrologia e os estudos dos astros. Entretanto, a astrologia é constantemente relacionada à astronomia, e, às vezes, ambas são utilizadas como sinônimo, apesar de serem bastante diferentes.

Na verdade, podemos afirmar que a “base” dos conhecimentos é a mesma. Isso porque os dois estudam os corpos celestes e seus movimentos. Porém, a forma com que ambos realizam tal estudo é completamente diferente.

Confira a seguir a diferença entre astronomia e astrologia.

Astronomia

Astronomia

Os astros são estudados desde o início das civilizações. No início, como divindades, para explicar fenômenos naturais. Entretanto, o tema era de interesse de muitos filósofos gregos, como Tales de Mileto, Pitágoras de Samos até chegar a Aristarco de Samos, que foi o primeiro a apresentar a ideia de que o planeta girava em torno do Sol.

De lá para cá muitos outros nomes se tornaram referência ao falar de astronomia, como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico. Bom, mas o que todos esses astrônomos têm em comum? Todos tinham a observação do universo como foco de pesquisa.

Nesta observação, analisava-se era os aspectos físicos, materiais e objetivos dos astros e estrelas presentes em todo o cosmo. Sendo assim, podemos falar que as astrônomos investigam o universo, buscam seus padrões, suas leis da física e sua química.

Desde modo, estudam planetas, asteroides, estrelas, galáxias, buracos negros e tudo que está presente no universo. Para isso, utilizam ciências, como matemática, física, química e tecnologias de observação.

É com o estudo da astronomia que conhecemos mais sobre outros planetas, galaxias, a origem do universo, e até sobre nosso próprio planeta. Portanto, o conhecimento tem caráter cientifico em suas descobertas e análises.

Astrologia

Astrologia

A astrologia também é estudada há milhares de anos. Não se sabe ao certo sua origem, porém acredita-se que ela surgiu na antiga Mesopotâmia.

Como dito anteriormente, o estudo dos astros era cheio de superstições e mitos. Naquela época, pouco se distinguia astronomia e astrologia. Sendo assim, nas antigas civilizações utilizava-se da astrologia para prever catástrofes, dificuldades e demais fenômenos que podiam afetar os humanos.

Muitos povos antigos colaboraram com os estudos da arte, como os gregos, egípcios e romanos. Entretanto, independente da sociedade, todas têm algo em comum.

A astrologia acredita que os movimentos e padrões celestiais não interferem só no clima e estações, mas também nos seres humanos. Sendo assim, como nos planetas, os humanos também repetiriam padrões.

Portanto, ela estuda os aspectos mitológicos e simbólicos do universo. Segundo a arte, ao nascer, o individuo reflete as características do céu naquele momento, que são incorporadas a sua personalidade. Para isso, a astrologia estuda as posições, movimentos e interatividade dos astros, como Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno.

Além disso, a astrologia é baseada no zodíaco, que por sua vez é dividido em 12 signos, cada um contendo 30 graus, de acordo com a constelação. Os signos são:

  1. Áries;
  2. Touro;
  3. Gêmeos;
  4. Câncer;
  5. Leão;
  6. Virgem;
  7. Libra;
  8. Escorpião;
  9. Sagitário;
  10. Capricórnio;
  11. Aquário;
  12. Peixes.

Cada um recebe um planeta vigente e um elemento associado a ele. No estudo da astrologia ainda são consideradas as casas astrológicas, qualidades de cada um, graus e a interação entre os astros no momento do nascimento. Sendo assim, este estudo funciona como um mapeamento pessoal, denominado mapa astral.

Para realizar tal mapa, é preciso ter informações sobre cidade de origem, data e hora exatas. A partir disso, são conhecidos os posicionamentos astrológicos de um indivíduo.

Por fim, astronomia e astrologia têm origens semelhantes, começaram com o interesse humano em conhecer o universo. Porém, atualmente, se dividem entre ciência (comprovação) e simbologia (subjetividade).

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.