Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

É bastante comum que sejam utilizados como sinônimos, entretanto Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha não são a mesma coisa.

Algumas noções de geografia do Brasil são desconhecidas por muitos brasileiros. Sendo assim, a geografia de outros países é ainda mais desconhecida. Um desses casos é a Grã-Bretanha, que muitos não sabem sua diferença com Reino Unido e Inglaterra.

Mesmo sendo utilizadas frequentemente como sinônimos, existem algumas diferenças básicas entre esses territórios. Portanto, confira o que cada um significa e representa para o mundo e no continente europeu.

Grã-Bretanha

Bom, para começar é preciso partir do ponto básico: a Grã-Bretanha não se trata de um país. Na verdade, se trata de uma ilha, localizada na Europa. A ínsula abriga três países, são eles a Inglaterra, a Escócia, e o País de Gales. Ou seja, a sua ligação com a Inglaterra (e o motivo que sempre são citadas como sinônimos) é devido o país ser pertencente a ilha.

Além disso, nos Jogos Olímpicos os atletas das nações pertencentes a ilha disputam como apenas jogadores da Grã-Bretanha, e não do seu país de origem. Portanto, representam toda a ilha.

Reino Unido

O Reino Unido, por sua vez, é um agrupamento político de países. Nele estão presentes todos os países da Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte. Funcionando como um Estado, o Reino Unido é administrado pela Inglaterra, deste modo, a rainha da Inglaterra é sua chefe de Estado, dividindo o poder com o Primeiro-Ministro, este que é eleito.

Inglaterra

Por fim, temos a Inglaterra. O país já foi um dos mais importantes e desenvolvidos do mundo por muitos anos. Foi ele o pioneiro na industrialização da humanidade (revolução industrial).

A nação tem como forma de poder a monarquia. Sendo assim, é administrada e governada por reis e rainhas. Atualmente, a governante do país é a Rainha Elizabeth II. A capital da Inglaterra é Londres.

Em resumo, a Grã-Bretanha é uma ilha, que abriga Inglaterra, Escócia e País de Gales. Estes países, por sua vez, estão dentro do Estado chamado Reino Unido, onde a Irlanda também se encontra. Já a Inglaterra é um país independente, administrado pela Rainha Elizabeth 11.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.