Qual a diferença entre o inglês britânico e o inglês americano?

Embora se trate de mesmo idioma, existem diferençças entre o inglês americano e o inglês britânico. Confira a diferença entre ambos.

Assim como no português, o inglês sofre variações. Isso porque a regionalidade interfere no idioma, assim como outros fatores. Entretanto, no inglês não houve reformas ortográficas e demais alterações, como ocorreram com o português.

Atualmente o inglês americano é mais falado e influente no mundo. Isso porque a cultura estadunidense é mais divulgada, seja em filmes, músicas, ou séries de TV. Independente disso, não é porque existem diferenças que um é melhor do que o outro. São apenas variações do mesmo idioma.

De modo geral, as diferenças vão além de apenas sotaque e pronúncia. Na verdade, podemos classificar as diferenças em dois grandes grupos, são eles: vocabulário e gramática. Sendo assim, vamos para exemplos de vocabulários diferentes entre ambos:

Português Inglês Britânico Inglês Americano
advogado solicitor, barrister lawyer
armário wardrobe closet
avião aeroplane airplane
calças trousers pants
caminhão lorry truck
mamãe mum, mummy mom, mommy
refrigerante soft drink, pop, fizzy drink pop, soda
futebol football soccer
cinema cinema movie theater

Além disso, também existem diferenças na forma de escrever algumas palavras no inglês britânico e no americano. Ou seja, diferenças ortográfica entre ambos. Algumas das palavras que sofrem alterações são as:

Português Inglês Britânico Inglês Americano
cor colour color
Joalheria jewellry jewelry
ofensa offence offense
licença licence license
andar storey story
queimado burnt burned
cheirava smelt smelled
inquérito enquiry inquity

Independente das diferenças entre as formas de inglês, é importante salientar que esse não é um impedimento na comunicação entre americanos e ingleses. Portanto, ambos conseguem se entender, mesmo com algumas variações do mesmo idioma falado ou escrito.

Além disso, a escolha de “qual inglês” estudar é completamente pessoal. Embora a forma americana da língua seja mais difundida, estudar um ou outro vai de acordo com a identificação de cada um, e o objetivo com o idioma.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.